4 nutrientes que toda muher deve repor depois dos 40

Repor nutricentes é fundamental para as mulheres a partir de determinada idade. Por isso, separamos os quatro nutrientes que as mulheres precisam ficar atentas quando começam a se aproximar desta idade, e as sugestões de alimentos que você possa encontrar estas substâncias.  

O primeiro deles é o SELÊNIO. É um mineral fundamental para a saúde da sua tireóide pois converte os hormônios tireoidianos T4 em T3, regulando a sua concentração no organismo.
Ele participa da criação das “selenoproteínas”, que são compostos químicos com propriedades antioxidantes que fazem parte do metabolismo do iodo na sua tireóide. As selenoproteínas também atuam na defesa do organismo auxiliando a modulação do sistema.

Os sintomas da selenose incluem perda de cabelos, fadiga, fraqueza das unhas. O selênio tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e cardioprotetoras, que fortalecem o sistema imunológico, além de ajudar na prevenção de doenças como esclerose múltipla, infarto e AVC.

O selênio é naturalmente encontrado no solo e na água, mas também está presente em vários alimentos, como castanha-do-pará, miúdos de animais, frutos do mar como lagostas e caranguejos e gema do ovo. Então, para garantir seu aporte diário de selênio bastam duas castanhas do Pará por dia. Por ser um faxineiro dos radicais livres, o selênio ajuda a evitar as doenças degenerativas como Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla e alguns tipos de câncer, como de pulmão, mama, próstata e cólon. 

A deficiência de selênio pode causar problemas como doença de Graves ou tireoidite de Hashimoto, condições onde as células de defesa do organismo atacam a tireoide, causando hipertireoidismo ou hipotireoidismo. E por ser tão necessário para o bom funcionamento da tireoide, o selênio ajuda na perda de peso. Isso porque esse mineral ajuda a prevenir o hipotireoidismo, que diminui o metabolismo, favorecendo o ganho de peso.

Outro mineral que vai te ajudar a vencer os desafios para ter um corpo firme e saudável é o ZINCOEle participa da atividade de mais de 300 enzimas e atua na formação de proteínas, mantendo as funções do cérebro e do sistema imunológico, e melhorando a cicatrização de feridas, por exemplo.

 

CEREAIS INTEGRAIS

No cardápio, o zinco é encontrado em alimentos de origem animal, como ostras, carne bovina e vísceras, como fígado e coração. E para quem é vegano ou vegetariano, esse mineral também está presente em cereais integrais, leguminosas e oleaginosas.

 

Sua principal função é o fortalecimento do sistema imunológico, porque participa no desenvolvimento e manutenção das funções das células que protegem o organismo contra doenças causadas por vírus, bactérias e fungos. Atua na produção, no armazenamento e liberação no organismo da insulina, que é o responsável por equilibrar os níveis de glicose no sangue, ajudando na prevenção da resistência à insulina e diabetes tipo 2.

 

A sua ação antioxidante e anti-inflamatória melhora a cicatrização, principalmente para quem tem diabetes.Além disso, participa da produção e melhora a adesão do colágeno, que é uma proteína responsável por garantir firmeza e dar elasticidade à pele e retarda o envelhecimento graças à sua propriedade antioxidante.

 

Este mineral é fundamental para a manutenção das funções cognitivas, além de proteger as células do sistema nervoso contra os radicais livres, melhorando a memória, a atenção, o foco e o processo de aprendizado.E se o problema é falta de energia, o zinco vai te ajudar porque ele participa da produção de testosterona, o hormônio que estimula o rendimento e a força física, promovendo a manutenção ou aumento de massa muscular no homem e na mulher. 

 

O segundo elemento é o FERROA deficiência deste mineral no organismo provoca anemia e prostração. Ele é o responsável pela fabricação das células vermelhas do sangue, os glóbulos vermelhos e pelo transporte do oxigênio para todas as células do corpo. 

 

O ferro está presente nos vegetais verde-escuro como couve, brócolis e agrião. É também encontrado na carne vermelha, em especial o fígado e nas leguminosas como feijão, grão de bico, lentilha, nozes e castanhas. Agora, para melhorar a absorção desse mineral, é bom consumir os alimentos com ferro junto com fontes de vitamina C como limão, acerola e laranja, mas se você tem vício em café, é bom diminuir porque a cafeína prejudica a absorção do ferro.

 

O nutriente desempenha um papel na produção de colágeno e elastina, ambos componentes necessários na integridade do tecido conjuntivo. Por isso, é essencial para manter a saúde da pele. Agora, nada de exagerar na dose porque o excesso de ferro é armazenado nos tecidos e órgãos do corpo, particularmente na pele, coração, fígado, pâncreas e articulações. 

 

E por último temos o MANGANÊSEle desempenha uma importante função no corpo humano, ele é  essencial para o metabolismo, sistema nervoso e imunológico. 

 

Além disso, esse mineral está envolvido na formação óssea, sendo necessário também para o desenvolvimento do colágeno e proteção do estresse oxidativo das células. A ausência desse elemento no organismo pode causar problemas ósseos e quadros de anemia. Além disso, os níveis reduzidos de manganês tendem a descontrolar o açúcar no sangue, podendo causar, inclusive, o tipo 2 de diabetes, que é o mais comum.

 

Paralelamente a isso, o excesso de manganês pode ser prejudicial. Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo apontou que o excesso dessa substância pode causar problemas neurodegenerativos como Alzheimer e Parkinson. Na nossa alimentação, esse mineral é encontrado na aveia, nozes, quinoa, cravo, abacaxi, nas sementes de abóbora, salsa, mandioca e couve.

Abacaxi

Em níveis normais, ele ajuda no metabolismo de proteínas e gorduras, auxilia na formação de ossos e tecidos conjuntivos, facilitando a absorção do cálcio, é um importante aliado para regular o açúcar no sangue e também participa na produção de glóbulos vermelhos. E os benefícios não param por aí, o mineral contribui para a saúde dos olhos, dos rins e melhora a função cerebral da pessoa. 

Então, pessoal, como vocês viram, existe um porquê de se consumir determinados minerais para que o nosso corpo funcione melhor. Para não deixar a passagem natural do tempo tirar sua qualidade de vida,  repor esses minerais vai deixar o seu corpo com mais energia e bem-estar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *