Chás que ajudam a eliminar a diabetes tipo 2

Uma boa forma de como controlar a diabetes do tipo dois de modo natural é o uso de chás. Com eles, você pode ter um tratamento complementar ao que você já faz para tratar a doença, e ainda trazer demais benefícios para a saúde, como redução de peso, funcionamento dos rins, entre outros. Converse com seu médico sobre essas dicas: 

1 – Chá de Alcaçuz

 

  • DIURÉTICA

Essa planta  tem propriedades que fazem bem ao trato digestivo, rins e até mesmo controle hormonal.  É diurética e ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue auxiliando quem já está resistente à insulina. Foi o que confirmou uma pesquisa publicada na International Journal of Advanced Biological and Biomedical Research.

  • ADOÇANTE NATURAL

Suas raízes têm uma molécula chamada glicirrizina, que é 60 vezes mais doce que o açúcar de cana, sem aumentar a glicose no sangue de quem a consome.

A erva também pode ajudar com distúrbios diversos dos aparelhos respiratórios reduzindo crises de asma e amenizando sintomas em episódios de pneumonia.

Como Preparar:

Coloque 2 colheres (sopa) de raízes de alcaçuz para cada 1 1⁄2 xícara de água.

Ferva a água, desligue o fogo e jogue a erva dentro, tampe o recipiente e espere o chá descansar por 10 minutos, coe e beba.

Recomendação:

1 xícara pela manhã em jejum e 1 após as refeições principais.

2 – Chá de Canela

  • ANTIOXIDANTE

Isso quer dizer que essa especiaria é uma poderosa faxineira que expulsa os radicais livres, substâncias que em excesso agem como sujeiras químicas e aumentam o risco de doenças, incluindo o diabetes.

 

O chá de canela tem alta concentração de polifenóis, compostos naturais que controlam o açúcar no sangue, além de prover a sensação de saciedade.  

Ainda graças aos polifenóis, o chá de canela imita os efeitos da insulina no corpo, uma função ideal para quem está com o pâncreas exausto, já sem capacidade de produzir esse hormônio tão importante.  Foi o que comprovou um estudo publicado na Journal of American College of Nutrition.

 

  • REDUZ O AÇÚCAR NO SANGUE

Justamente por “imitar” a insulina, a canela pode ajudar a reduzir o açúcar no sangue e combater o diabetes, sendo bastante indicada para os portadores dessa doença.  Outra pesquisa publicada na Diabetes, Obesity & Metabolism feita com sete homens mostrou que consumir canela aumentou a sensibilidade à insulina imediatamente após o consumo.

 

Como preparar:

Pegue 3 colheres de cascas de canela e adicione 1 xícara de chá de água. Ferva 1 xícara de água e coloque 3 colheres de chá das cascas da canela, mantenha as cascas fervendo por algum tempo. Depois é só coar e consumir.

 

3 – Carqueja

Também conhecida como Carqueja-amarga, Carqueja-amargosa, Carqueja-do-mato, Carquejinha, Condamina ou Iguape, é muito utilizada para tratar gripe e problemas digestivos.  

 

  • REDUÇÃO DO CARBOIDRATO NO CORPO

Estudos mostram que ela “chupa” os carboidratos (açúcares simples) consumidos na dieta, sendo ideais para quem precisa queimar os excessos.

 

  • EFEITO DETOX

Uma pesquisa publicada na Evidence Based Complementary Alternative Medicine,  mostrou que os extratos da carqueja melhoram as taxas de glicemia e ainda aumentam a potência do fígado, o órgão mais importante para fazer o detox.

 

  • CONTROLE DA DIABETES

E por melhorar as taxas de glicemia, ela é indicada para aprimorar a performance das células, ação extremamente desejada para quem precisa controlar o diabetes.

 

Como preparar:

Coloque 25 gramas de hastes de Carqueja em 1 litro de água fervente, deixe repousar por 10 minutos. 

 

Indicação de uso:

Tome até 3 xícaras por dia

4 – Jambolão

Também é conhecida como jamborão, baguaçu, jalão, joão-bolão, topin, manjelão, azeitona-preta, ameixa roxa, baga-de-freira, oliveira, azeitona-roxa, brinco-de-viúva ou guapê. 

 

  • AJUDA NA AÇÃO DA INSULINA

Segundo as pesquisas, essa planta nativa da Índia ajuda na ação da insulina e na queima da glicose. Essa dupla função acelera e aumenta a eficiência do metabolismo, um feito e tanto para quem está com o diabetes descontrolado e precisa sair dessa situação.

Um estudo publicado na Pharmazie mostrou que o pó de semente de jambolão é um dos agentes antidiabéticos de origem vegetal mais intensamente usados.Essa folha pode ser encontrada em casas de produtos naturais

 

Como preparar:

Pegue 10 folhas de jambolão. Ferva água, adicione as folhas do Jambolão e deixe repousar por cerca de 10 minutos.

5 – Pata de vaca 

É uma árvore nativa da Índia também conhecida como mão de vaca, unha de vaca, pata de boi e unha de boi, por conta do formato de suas folhas. Ela também é facilmente encontrada nos países da América do Sul, como Brasil, Paraguai, Argentina, Bolívia e Uruguai.  Existem várias espécies da planta, mas a Bauhinia foicata é mais estudada.

 

  • REDUZ A GLICEMIA

A folha de pata de vaca apresenta fitoquímicos com ação hipoglicemiante, ou seja, pode reduzir a glicemia, glicose circulante no sangue. Por isso, o chá de pata de vaca é utilizado como complemento do tratamento medicamentoso do diabetes.

 

  • DIMINUI O COLESTEROL

Um estudo publicado na  Biological & Pharmaceutical Bulletin mostrou que os extratos da planta além de reduzir os níveis de glicose, auxiliam nos triglicerídeos e colesterol total logo após serem consumidos.

 

Como preparar:

1 ou 2 folhas limpas da árvore para duas xícaras de água. Depois rasgue ou pique as folhas antes de colocar na água, para facilitar a extração das substâncias das folhas.  Assim que levantar fervura, desligue o fogo e aguarde amornar.

 

Sugestão de consumo:

2 xícaras ao longo do dia.

 

Contra indicações:

Todo consumo deve ser feito com acompanhamento médico, em excesso qualquer um desses chás pode causar problemas gástricos como náuseas, vômitos e cólicas. Caso apresente qualquer reação adversa o consumo deve ser suspenso imediatamente. 

 

AVISO IMPORTANTE!!!

A utilização de chás não anula a necessidade de medicamentos para diabetes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *