Cuidado com os pés: 5 dicas importantes!

Esta é mais uma edição da sua newsletter Dose Certa trazendo dicas imperdíveis de saúde e bem-estar, que vão melhorar o seu corpo e te deixar com  mais  disposição para enfrentar o seu dia a dia.

ENTRE NO GRUPO DO WHATSAPP PARA TER DICAS DE SAÚDE, EMAGRECIMENTO E REJUVENESCER GRATUITAMENTE 

Nesse encontro de hoje, eu quero te mostrar o quanto é importante cuidar dos pés não só a parte estética, as unhas limpas e feitas, calcanhar liso, mas observar se há deformações e inchaços,  pois eles denunciam não só os problemas  nos ossos como artrite,  artrose, diabetes como também denunciam os problemas de circulação. 

Nossos pés têm as seguintes funções no nosso corpo: 

adaptar-se aos diversos tipos de terrenos pelos quais andamos. Isso é possível aos arcos, as curvaturas que temos nos pés  e os dedos exercem a função de “garras”.

Função de mola: o arco interno do pé funciona como se fosse uma mola, absorvendo o impacto e devolvendo em forma de impulso, que auxilia no movimento como andar ou correr. 

Controle da postura e do movimento 

O pé é rico em sensores que enviam informações para o cérebro a respeito da posição do corpo e da descarga de peso. Quanto mais informação o cérebro recebe, melhor ele controla os movimentos do corpo e ajusta a postura.

Equilíbrio

Os mesmos sensores que participam do controle do movimento e da postura auxiliam o corpo a manter o equilíbrio. A sensação da sola do pé é tão importante que o simples fato de usar uma meia diminui o equilíbrio em relação aos pés descalços. Além de enviar informações, o pé também reage aos desequilíbrios, trabalhando para nos manter em pé.

De acordo com a medicina chinesa, a planta dos nossos pés trazem as terminações nervosas de todos os órgãos do corpo e terapias como Do-in, acupressão e em especial a reflexologia, que é específica para os pés, todas são técnicas de massagem que ajudam desbloquear e ativar os pontos de energia do corpo.

E um ponto importante para a saúde dos pés é andarmos descalços sempre que possível. Nada como andar na beira da praia para dar uma relaxada, não é mesmo?

Agora, os nossos pés também são indicativos de que podemos ter algum problema de saúde grave no nosso sistema cardiovascular. Entretanto, as pessoas costumam achar que inchaços e dores é devido a trabalhar muito tempo sentado ou ficar muito tempo em pé, ter andado muito, ou enfrentado uma viagem longa, quando na verdade pode ser outra coisa.

Anormalidades que os pés

Hipertensão arterial, insuficiência venosa ou arterial periférica, insuficiência cardíaca, probabilidade de infarto e AVC (acidente vascular cerebral) e até doenças autoimunes e hematológicas. É a parte do corpo que mais sofre quando há alguma obstrução na corrente sanguínea.

Vamos aos sintomas:

PÉS INCHADOS

esse é o primeiro grande sinal. Você tenta calçar um sapato e não consegue. E esse inchaço pode ser em um único pé ou nos dois.

Se for em apenas um dos pés é afastada a possibilidade de o sintoma estar relacionado à insuficiência cardíaca. Neste caso, o problema pode ser na circulação venosa ( o sangue voltar para o coração), varizes ou até uma pequena trombose.

Se os dois pés incham, nesse caso, consulte um cardiologista com urgência para uma avaliação completa.

DOR NOS PÉS

A dor pode ser aguda ou crônica. As dores agudas acontecem de repente por um bloqueio na artéria como consequência de um coágulo que se instalou sobre uma obstrução arterial preexistente ou por uma embolização a partir do coração. Já as dores crônicas, na maioria das vezes, são decorrentes da chamada insuficiência arterial periférica, que acontece por obstruções das artérias. Ambas podem ocorrer em um dos pés ou nos dois.

MUDANÇA NA COR: Não deixe de observar a cor dos dedos do pé, isso indica alterações na circulação arterial.

Ela começa num tom avermelhado e com o agravamento do problema, os pés vão ficando azulados e roxeado. Esse sintoma pode evoluir para uma isquemia.

Nos casos de isquemia aguda, os pés podem ficar esbranquiçados e com baixa temperatura, o que caracteriza um quadro de avaliação imediata para diagnóstico e tratamento, buscando evitar o aparecimento de úlcera (principalmente em diabéticos, a chamada úlcera diabética), a necrose do pé e até uma possível necessidade de amputação.

E ao sentir um  frio crônico nos dedos dos pés é mais um indício da má circulação sanguínea.

QUEIMAÇÃO, DOR  E CANSAÇO NOS PÉS

Estes sintomas significam que o sangue não está voltando para o coração como deveria. Isso ocorre porque as válvulas nas veias não conseguem transportar adequadamente o sangue venoso para o coração. O resultado é um acúmulo do sangue não oxigenado nas pernas. O principal problema aqui é a insuficiência venosa crônica, caracterizada pelo surgimento das varizes. 

Enfim … todos esses sintomas são um alerta para cuidar da saúde do seu sistema cardiovascular e detectar se tem alguma doença. E se você tiver muitas varizes, inclusive nos tornozelos, assista a este vídeo do meu canal.

Dentre as recomendações de praxe como alimentação saudável, controle do peso, do nível de gordura e da glicose,  você deve mais do que nunca praticar alguma atividade física e dar uma atenção especial à panturrilha, porque ela é o nosso segundo coração, ela dá um empurrão pro sangue voltar pro coração.

E um outro sintoma que os pés podem revelar é a falta de vitamina B12, que provoca dormência. E por falar em vitaminas, a suplementação pode ajudar bastante nos casos de ansiedade, que você verá a seguir.

Para os ansiosos…um turbilhão de vigor

A ansiedade não escolhe sexo e muito menos classe social.  De acordo com a Global Health Service Monitor, o percentual de pessoas que se preocupam com saúde mental saltou de 18% para 49% em quatro anos no país (entre 2018 e 2022). E atualmente 26% dos brasileiros têm algum nível de ansiedade e a pandemia de Covid-19 contribuiu bastante para isso.

Mas para combater esse grande mal do século 21, algumas estratégias devem ser feitas para recuperar a qualidade de vida, como foi o caso da minha aluna Maria Ribeiro, cuja mudança começou com a melhora da alimentação.

“ Ao entrar para as aulas do Dr. Dayan, eu mudei a minha alimentação e comecei a tomar o Multivita Mulher, que simplesmente acabou com as minhas noites de insônia, acabou com as minhas dores de cabeça e simplesmente me deixou num estado de mais calma, apesar da minha rotina puxada.

E não precisei tomar muitos frascos para começar a sentir alguma melhora.”

Se você está com algum grau de estresse e ansiedade, essa pode ser uma ótima opção para a recuperação da sua qualidade de vida.

Eu vou ficando por aqui e espero que tenha gostado dessas dicas. Caso queira saber sobre outros assuntos, mande a sua pergunta no meu instagram é @dayansiebra         

Para saber todas as novidades sobre saúde e bem-estar, entre no nosso blog: https://blog.vitascience.com/

E se você quiser receber todos esses conteúdos DIRETAMENTE NO SEU WHATSAPP, você já pode acessar a nossa comunidade de conteúdos exclusiva e gratuita.

Lá você vai receber conteúdos 4 vezes por semana no seu celular.

Para entrar na comunidade de Whatsapp gratuita, clique no botão abaixo.

ENTRE NO GRUPO DO WHATSAPP PARA TER DICAS DE SAÚDE, EMAGRECIMENTO E REJUVENESCER GRATUITAMENTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *