Vitamina C: o que é, 05 benefícios e como suplementar

O que é

 

Hoje eu vou trazer um tema muito bacana para você que busca dar aquela melhorada no sistema imunológico. Eu aposto que todo mundo em algum momento da vida ouviu que quem toma Vitamina C não fica resfriado, mas será que é isso mesmo que acontece?  Ácido ascórbico (nome feio que a gente descomplica), é um componente essencial para o organismo, atuando nos  músculos, vasos sanguíneos e estruturas ósseas. Essa vitamina tão especial não pode ser produzida pelo nosso corpo, por isso, deve ser obtida através de alimentos ou suplementação.

 

05 Benefícios

 

MELHORA A IMUNIDADE

Infelizmente, ao contrário do que vovó dizia, suplementar Vitamina C não te impede de pegar um resfriado, mas ela realmente fortalece o sistema imunológico. Inclusive, ela ajuda a reduzir os sintomas de um resfriado, diminuindo a coriza e desconforto. Toda essa ação acontece pelo aumento da produção de leucócitos (glóbulos brancos) que são responsáveis por atuar na defesa do organismo.

 

ACELERA A CICATRIZAÇÃO

Essa super função da Vitamina C se dá devido à capacidade que ela tem na produção de colágeno. O colágeno está presente no tecido conjuntivo da pele, responsável por “unir” novamente a pele após ela ser danificada. Por isso, suplementar a Vitamina C auxilia o tecido, melhorando a acelerando da cicatrização. 

 

ANTI-INFLAMATÓRIA

A Vitamina C age diretamente no tecido que se encontra inflamado, auxiliando na sua recuperação e ajudando o corpo a diminuir os processos inflamatórios, sejam eles causados por doenças ou infecções. Para explicar mais profundamente, a Vitamina C inibe o Fator Nuclear Kappa B, um dos complexos responsáveis por dar o pontapé inicial na inflamação. Dessa forma, ela consegue brecar o processo inflamatório do organismo.

 

MELHORA O RACIOCÍNIO

A Vitamina C está ligada à saúde neurológica, isso por contribuir com a síntese de neurotransmissores (mensageiros do corpo) do cérebro. Permitindo que o raciocínio se torne mais rápido e auxiliando na manutenção do cérebro. Além disso, por prevenir o estresse oxidativo combatendo os radicais livres (vamos falar deles um pouco mais adiante), a Vitamina C auxilia na prevenção de Parkinson e Alzheimer.

 

PREVINE CÂNCER

Devido à forte ação antioxidante, a Vitamina C está ligada à prevenção e, até mesmo, desaceleração de alguns tipos de câncer. Isso se dá devido ao fato do câncer se apoiar principalmente na ação dos radicais livres. Esses famosos radicais livres são conhecidos pelos danos que causam nas células, podendo alterar quimicamente o DNA das células e sua membrana, sendo dessa forma que o câncer se propaga. O cientista Linus Pauling defendia fortemente o uso de Vitamina C para esse fim, ele mesmo era um consumidor assíduo da vitamina.

 

04 SINAIS DE DEFICIÊNCIA

 

QUEDA DE CABELO

Por atuar na síntese de colágeno, uma das primeiras áreas a sofrer com a deficiência de Vitamina C são as unhas que ficam mais fracas e o cabelo, aumentando a queda dos fios.

 

CANSAÇO EXCESSIVO

A Vitamina C atua também na absorção de ferro do organismo, sua deficiência pode levar à anemia devido à falta desse nutriente.

 

IMUNIDADE BAIXA

Lembra que eu falei que a Vitamina C não te impede de pegar uma gripe, certo? Mas a sua falta deixa o sistema imunológico enfraquecido, tornando o corpo muito mais vulnerável a contrair infecções.

 

CICATRIZAÇÃO LENTA

Se um dos benefícios da Vitamina C é auxiliar o corpo a cicatrizar rapidamente as feridas, a sua falta causa grandes problemas. É como se o organismo ficasse “preguiçoso” quando o assunto é cicatrização, levando mais tempo para resolver do que seria em condições normais.

 

Alimentos ricos em vitamina C

 

Pimentão Vermelho ½ copo — 95 mg

Laranja 1 média — 70 mg

Kiwi 1 médio — 64 mg

Pimentão Verde ½ copo — 60 mg

Brócolis ½ copo — 51 mg

Morango ½ copo — 49 mg

Couve Flor ½ copo — 48 mg

Toranja ½ média — 39 mg

 

Suplementação

 

Quando a ingestão de Vitamina C não é feita através dos alimentos, deve ser suplementada. Para isso, o National Institute of Health montou uma tabela com as doses recomendadas, baseadas na idade e sexo:

 

0 – 6 meses – ambos os sexos – 40 mg 

7 – 12 meses – ambos os sexos – 50 mg 

1 – 3 anos  – ambos os sexos – 15 mg 

4 – 8 anos – ambos os sexos – 25 mg 

9 – 13 anos – ambos os sexos – 45 mg 

14 – 18 anos – Homens 75 mg / Mulheres 65 mg 

Acima de 19 anos – Homens 90 mg / Mulheres 75 mg 

 

[INSERIR IMAGEM MULTIVITA]

Perguntas frequentes

 

Grávida pode tomar vitamina C?

Sim, não existe contra indicação com relação à gravidez, mas é aconselhável buscar auxílio médico antes de iniciar o consumo de qualquer suplemento ou vitamina.

 

Pode tomar Vitamina C todos os dias?

Sim, contando que seja consumida nas doses recomendadas por órgãos de saúde ou médico.

 

Referências

https://www.scielo.br/j/abd/a/hgLDMrqkx63MpNKC8XH5TzG/abstract/?lang=pt&stop=previous&format=html

https://www.scielo.br/j/cta/a/CFJCk9pbtCpY94bBHY4PDcx/abstract/?format=html&lang=pt

https://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15826

https://www.researchgate.net/profile/Magali-Monteiro/publication/49599823_Degradacao_da_vitamina_C_em_suco_de_fruta/links/02e7e519001ed74c41000000/Degradacao-da-vitamina-C-em-suco-de-fruta.pdf

http://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/09/086_Os_efeitos_da_vitamina_C.pdf

https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminC-HealthProfessional/


Escrito por:

Dayan Siebra

Dayan Siebra