Sobremesas sem açúcar e saborosas: 05 receitas fáceis
Sobremesas sem açúcar
Quem disse que só as sobremesas regadas à açúcar são boas? Existem diversas opções igualmente saborosas e que podem ser consumidas sem peso na consciência. Esse tipo de comida começou a entrar em evidência por 2 grandes motivos, o primeiro são pessoas que buscam uma vida mais saudável e emagrecimento. Já o segundo, devido à quantidade de diabéticos, se você não sabe, o Brasil é o quarto país com o maior número de diabéticos, perdendo para a China, Índia e os Estados Unidos.
Vamos a 5 receitas cuidadosamente selecionadas para combinar sabor, praticidade e claro, muita saúde!
BOLO DE MAÇÃ
Ingredientes:
— 6 ovos de galinha, preferencialmente caipira
— 6 colheres de sopa de maçã ralada
— 100 g de manteiga
— 150 ml de leite de coco natural
— 100 g de coco ralado natural
— 1⁄2 colher de sopa de fermento em pó
— Adoçante stevia a gosto (sugiro colocar pouco)
— Canela para salpicar
Modo de preparo
Bata os ovos em uma tigela com um fouet ou batedeira. Adicione os outros ingredientes um a um e acrescente o fermento por último. Coloque a massa em uma forma de bolo inglês untada com manteiga, salpique canela por cima. Leve ao forno baixo previamente aquecido por 30 minutos.
Benefícios do coco
Contém ácido láurico, mirístico e caprílico: entre outras poderosas substâncias, são essas que auxiliam na perda de peso e, ao mesmo tempo, trazem muitas vantagens à saúde. O ácido láurico tem ação bacteriana, e consegue proteger o intestino, equilibrando a flora intestinal. Assim, previne e combate a prisão de ventre quanto a diarreia. Rico em vitamina E, reduz a produção de radicais livres e suas consequências, como o envelhecimento precoce.
PANQUECA DE BANANA
Ingredientes
— 1 banana grande
— 2 ovos de galinha
— 1/8 colher de chá de fermento em pó
— 1⁄2 colher de café de canela
Como fazer
Em um prato, quebre os ovos e adicione o fermento em pó e em outro prato, amasse bem a banana com um garfo. Misture a banana amassada com os ovos e o fermento até que esteja bem incorporado. Em uma frigideira anti aderente, coloque um pouco de óleo de coco, e despeje a massa. Cozinhe em fogo médio baixo. Quando você perceber que a massa já está bem firme, e dar para virar, vire, e deixe cozinhar do outro lado por cerca de 1 minuto.
Benefícios da banana
Fonte importante de vitamina A responsável por beneficiar as características da nossa visão. É rica em triptofano que participa das reações metabólicas de produção da serotonina, um hormônio natural responsável por aumentar a nossa sensação de bem-estar e diminuir os sintomas do estresse e da depressão. Possui muito potássio, um mineral indispensável no funcionamento muscular e no controle dos batimentos cardíacos.
PICOLÉ DE COCO E LIMÃO
Ingredientes
— 200ml de leite de coco
— 1⁄4 xícara de amêndoa
— 1⁄4 xícara de suco de limão natural
— 1 colher de sopa de raspas de limão
— 1⁄4 xícara de coco ralado natural
Modo de preparo
Em um liquidificador, misture o leite de coco, o leite de amêndoas, o suco de limão, as raspas de limão e o coco ralado. Misture em velocidade alta até que a mistura esteja bem homogênea. Distribua a mistura nos moldes de picolé, leve ao congelador por 15min e acrescente o palito, depois congele até atingir a textura de sorvete.
Benefícios do limão
O limão ajuda na digestão por conter pectina (uma fibra solúvel), devido à presença de Vitamina C, o limão auxilia na absorção do ferro, aumenta a imunidade e faz bem para a pele. Lembrando que o corpo não sintetiza Vitamina C, portanto ela deve ser consumida nos alimentos ou suplementada.
BISCOITINHO DE CANELA
Ingredientes
— 1 xícara de chá de farinha de amêndoa
— 1 colher de sopa de linhaça moída
— 3 colheres de sopa de água
— 1 colher de sopa de óleo de coco amolecido
— 1⁄2 colher de sopa de xylitol
— 1 colher de chá de canela
— 1 colher de chá de canela para salpicar por cima
Como fazer
Em uma tigela, misture a linhaça moída e a água, adicione a farinha de amêndoa, a canela, o óleo de coco amolecido e o adoçante. Misture a massa vigorosamente. Forre uma assadeira com papel manteiga e despeje a massa. Cubra a massa com outra camada de papel manteiga e abra-a com um rolo (se a massa ficar fina o biscoito será mais crocante). Retire o papel manteiga de cima da massa e polvilhe com a canela. Asse a 175 °C por 8 minutos e retire do forno. Em seguida, corte em pequenos pedaços e asse novamente por 2 a 5 minutos até o biscoito ficar marrom claro.
Benefícios da canela
Auxilia no controle da glicemia devido aos seus polifenóis, melhora da sensibilidade à insulina, sendo muito recomendada aos diabéticos, para quem quer perder peso, para aquela “fominha” de doce após refeição e para mulheres com síndrome de ovário policístico. Possui ação antimicrobiana devido à presença de cinamaldeído.
PERA COM NOZES E CANELA
Ingredientes
— 2 peras
— 1⁄4 colher de chá de canela em pó
— 1⁄4 xícara de nozes picadas
Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 175 °C. Corte as peras ao meio e coloque em uma assadeira. Usando uma colher, remova as sementes e um pouco da pera para fazer um copinho no meio polvilhe com canela, encha os buraquinhos com as com nozes picadas e asse por 30 minutos.
Benefícios das nozes
Seu consumo oferece enormes benefícios para a saúde, já que ela contém uma grande quantidade de minerais e vitaminas do complexo B, vitamina A e C, Omega-3 e 6, zinco, potássio e arginina. A noz também nos fornece quantidades significativas de antioxidantes, que beneficiam as células. Ajudam a proteger contra doenças cardíacas e abaixam os níveis de colesterol.
Escrito por:
CNPJ 35.070.970/0001-48
Caro consumidor e usuário: As informações dispostas neste site e em qualquer site da empresa – VITASCIENCE FOODS LTDA, inscrita no CNPJ 35.070.970/0001-48, são publicadas exclusivamente para fins informativos e não podem ser consideradas como aconselhamento médico pessoal. Logo, as informações aqui contidas, não substituem uma consulta com um profissional devidamente credenciado pelas autoridades de saúde. O conteúdo aqui disposto possui caráter informativo e esta aberto ao público, sendo considerado confiável pela saúde pública na sua data de publicação.