Seque a barriga com alimentos termogênicos

O que é

 

Para quem busca perder aquela gordura localizada chata, alimentos termogênicos podem ser uma saída excelente. Os alimentos termogênicos são mais difíceis para o corpo digerir, isso leva a um aumento de temperatura corporal, acelerando o metabolismo e elevando o gasto energético, ou seja, eles ajudam a queimar mais calorias durante o dia. 

 

Benefícios

 

O maior benefício sem dúvidas é o aumento da queima de gordura. Os alimentos termogênicos têm sido utilizados como estratégia para combater a obesidade. Estudos apontam que em média  5 a 10% do peso corporal pode ser reduzido com a utilização de alimentos termogênicos. Esse índice, claro, se refere às pessoas que estavam sob acompanhamento médico e nutricional. Alguns inclusive estão ligados à sensação de saciedade, permitindo uma melhor adesão à dieta.

 

10 alimentos termogênicos

CANELA

canela é um verdadeiro coringa, podendo ser usada como tempero ou aditivo em doces saudáveis. Além de aumentar o metabolismo, ela auxilia no aumento do foco e concentração ao longo do dia. A utilização da canela pode ser feita ao longo do dia e não deve ultrapassar 6g diárias.

CAFÉ

Uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros, o café além de promover aumento de energia e foco para atividades do dia a dia. Além disso, é uma excelente opção de pré-treino por promover a termogênese do corpo, ajudando a queimar mais calorias. 

Uma dica é colocar um toque de canela no seu café, dessa forma você vai consumir dois alimentos altamente termogênicos, potencializando a ação deles no organismo.

 

PIMENTA VERMELHA

Alguma vez você provou uma comida muito apimentada e pouco tempo depois ficou suando? Isso é um indicativo muito comum da ação que esse alimento tem no nosso organismo, temperar a sua carne ou, até mesmo, salada com pimenta pode te ajudar a perder gordura. Ela é rica em um componente chamado capsaicina, que eleva a sua temperatura corporal e acelera o metabolismo.

 

GENGIBRE

O gengibre pode ser consumido de diversas formas, sendo em lascas, fresco ou desidratado, como tempero em sopas, receitas, chás e sucos. Sua versatilidade é infinita e seus benefícios são diversos, além da ação termogênica, o gengibre é um potente anti-inflamatório e ajuda a aumentar a sensação de saciedade do organismo.

 

GUARANÁ

Uma excelente fonte de energia para aquele dia que você está desanimado, o guaraná fornece cafeína e antioxidantes, que auxiliam no aumento do gasto calórico, e promovem mais foco e concentração nas atividade diárias. O ideal é que o consumo não ultrapasse 2g diárias, seu pó pode ser diluído em água, sucos, vitaminas ou receitas com iogurte, por exemplo.

 

CHÁ-VERDE 

O chá-verde já foi muito citado aqui no blog e é um conteúdo muito bacana para quem procura outros benefícios, além de perder peso. Basta clicar abaixo e descobrir a ação desse poderoso chá na íntegra.

 Além de estimular a perda de peso, ele pode ser combinado com diversos outros ingredientes, mas fique atento, não se deve exceder o consumo de 4 xícaras diárias. O ideal é que consuma o chá antes das refeições principais, assim ele auxiliará na digestão e na queima de calorias.

 

 

CÚRCUMA

Esse tempero da família do gengibre é ideal para auxiliar no processo de perda de peso. Sua ação estimula o aumento do gasto energético e a queima de gordura corporal. Porém, seu consumo deve ser muito bem dosado, não devendo ultrapassar 1g por dia. Além disso ela não deve ser usada por pessoas que possuem úlcera ou pedras na vesícula.

 

CHIA

A semente de chia é uma excelente fonte de fibras que auxiliam no funcionamento do intestino (se você sofre de metabolismo lento e intestino preguiçoso, a chia deve estar presente na sua alimentação). Ela também é uma fonte de ômega 3, o que confere ação anti-inflamatória para o organismo. 

 

 

ÓLEO DE COCO

Mais um alimento que também tem uma matéria só dele aqui no blog, o óleo de coco fornece diversos benefícios para o corpo, melhorando a disposição física, mental e agindo diretamente no sistema nervoso. Dentre tantos benefícios também podemos citar que ele auxilia na perda de peso por aumentar o metabolismo e promover a termogênese do corpo.

CACAU

Sabia que o chocolate 70% pode te ajudar a emagrecer? Pois é, tudo isso graças ao cacau. Ele é rico  em fitoquímicos e flavonoides que ajudam na saúde do seu coração, além de auxiliar no aumento do metabolismo. Mas atenção, chocolate ao leite tem baixos índices de cacau, sendo ricos em gordura e açúcar apenas, o mesmo vale para o chocolate branco (feito com a gordura da pasta de cacau). Portanto, sempre dê prioridade para comer chocolate 70, 80 ou 90% cacau.

 

Contraindicações

 

Todos os alimentos da lista, quando consumidos em quantidades excessivas podem trazer problemas para o corpo. Os relatos mais comuns incluem refluxo, dores abdominais, gastrite, disenterias e vômitos. É altamente recomendado que antes de inserir qualquer alimento em sua dieta consulte um médico ou nutricionista.

 

Perguntas frequentes

 

Grávidas podem consumir alimentos termogênicos?

Sim, porém as quantidades consumidas diariamente podem variar. O ideal é que um médico sempre acompanhe o que está sendo ingerido durante a gestação.

 

Alimento termogênico dá insônia?

Alimentos estimulantes como o café que possuem cafeína, se ingeridos em grandes quantidades, ou por pessoas que apresentem baixa tolerância podem gerar insônia.

 

Alimento termogênico emagrece?

Eles são uma ferramenta de auxílio ao emagrecimento, se alinhados com uma dieta balanceada e exercícios físicos podem, e vão, auxiliar na perda de peso.

 

Você está a um clique de emagrecer definitivamente!

Participe da Maratona do Emagrecimento e aprenda a emagrecer de forma saudável, sem passar fome e comendo de tudo.

Referências

https://cienciadotreinamento.com.br/wp-content/uploads/2017/12/USO-DE-ALIMENTOS-TERMOG%C3%8ANICOS-NO-TRATAMENTO-DA-OBESIDADE.pdf

https://web.archive.org/web/20180504050042id_/http://ojs.fsg.br/index.php/pesquisaextensao/article/viewFile/667/636

https://www.thieme-connect.com/products/ejournals/html/10.1055/s-0038-1674502

https://abfit.org.br/images/artigos/chaverde3.pdf

https://www.scielo.br/j/abem/a/hD5Zc3XCdCWsjyXmJZcvdtR/?lang=pt

 

Escrito por:

admin2

admin2