Psyllium: O que é, benefícios e como tomar

O que é

 

Psyllium é uma fibra solúvel facilmente encontrada no Brasil e ideal para pessoas que sofrem com “intestino preguiçoso”, ele pode ser considerado um verdadeiro laxante natural.

 

5 Benefícios do Psyllium

 

AUMENTA A SACIEDADE

O psyllium é capaz de absorver uma grande quantidade de água, formando um gel no estômago, essa ação faz com que a sensação de saciedade seja elevada.

 

REGULAÇÃO DO INTESTINO

Essa fibra é considerada um laxante natural, ajudando quem sofre com prisão de ventre e intestino preguiçoso.

 

FORTALECE A FLORA INTESTINAL

Um ótimo benefício é o fortalecimento da flora intestinal, ele estimula a fermentação durante a digestão, se tornando uma verdadeira “mão na roda” para o intestino.

 

AUXILIA NO CONTROLE DA GLICEMIA

Ele retarda o processo de absorção dos carboidratos, eliminando grandes descargas de insulina e facilitando o controle da taxa de açúcar no sangue (glicemia).

 

DIMINUI O COLESTEROL RUIM

Um aliado contra doenças cardíacas? Sim! Outro ponto importante sobre o psyllium é a sua forte ação na redução do LDL, conhecido como “colesterol ruim”. Reduzindo o risco do desenvolvimento de doenças cardíacas.

Como tomar

 

PANIFICAÇÃO

Receitas de panificação são uma forma fácil de introduzir o psyllium na alimentação, gerando um alimento com menor valor calórico, rico em fibras e livre de glúten. Não se preocupe, sua receita não ficará seca ou arenosa. A farinha de psyllium confere viscosidade, elasticidade e umidade à massa.

 

USO ORAL

Você também pode optar por tomar psyllium, nesse caso basta dissolver o pó em um suco, vitamina, ou líquido de sua preferência. O ideal é tomar junto com uma refeição, evite tomar no meio da tarde ou antes de dormir.

Contraindicações

 

O psyllium não é indicado para pessoas que apresentam reações alérgicas à qualquer composto de sua fórmula. Além disso, seu consumo deve ser acompanhado de perto por um médico ou nutricionista. Quando consumido de forma errada pode gerar enjoos, vômitos, desconfortos e distensão abdominal. Interrompa o uso caso apresente algum desses sintomas.

Perguntas frequentes


Psyllium emagrece? 

O Psyllium pode ser um fator de auxílio para quem busca perder os quilos que estão incomodando na balança, afinal ele aumenta a sensação de saciedade. Porém, sozinho ele não tem efeito, o consumo deve ser feito junto com uma dieta equilibrada e prática de atividades físicas.


Posso tomar Psyllium antes de dormir?

Não é recomendado uma vez que ele deixa o seu intestino mais “acordado”, quando o corpo dorme acaba relaxando e isso pode atrapalhar a circulação do material intestinal. Causando cólicas e desconforto no dia seguinte.


Crianças podem tomar Psyllium?

Não é indicado para menores de 6 anos, no caso de crianças e adolescentes até 18 anos o recomendado é que faça o consumo sempre com supervisão de um médico ou nutricionista.


Posso tomar Psyllium quantas vezes?

O ideal é que o consumo seja diário e uma vez ao dia para evitar sobrecarga no intestino.

Receita especial do Dr. Dayan Siebra:

Referências

https://www.scielo.br/j/abem/a/TTnpFZ3BW4sFmqcRQgq4nhn/abstract/?lang=pt&format=html

https://www.scielo.br/j/abem/a/TTnpFZ3BW4sFmqcRQgq4nhn/?lang=pt&format=pdf

https://www.researchgate.net/profile/Rafael-Silva-96/publication/354446912_CICLODEXTRINAS_APLICACOES_EM_EMBALAGENS_DE_ALIMENTOS/links/6138bd7a349f1

2090ff18228/CICLODEXTRINAS-APLICACOES-EM-EMBALAGENS-DE-ALIMENTOS.pdf#page=174

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on print

Escrito por:

admin2

admin2