O que acontece com alguém que fica 24 horas sem dormir?

Esta é mais uma edição da sua newsletter Dose Certa trazendo dicas imperdíveis de saúde e bem-estar, que vão melhorar o seu corpo e te deixar com  mais  disposição para enfrentar o seu dia a dia.

ENTRE NO GRUPO DO WHATSAPP PARA TER DICAS DE SAÚDE, EMAGRECIMENTO E REJUVENESCER GRATUITAMENTE 

Quer saber como você pode prevenir obesidade, diabetes, depressão, ansiedade e as doenças cardiovasculares? A resposta é bem simples e direta: tendo boas noites de sono, pois enquanto você dorme o seu corpo trabalha bastante, mas quando a INSÔNIA bate?

Diversos processos metabólicos do seu corpo são mal realizados e o acúmulo de noites mal ou não dormidas ao longo do tempo acabam prejudicando a sua saúde. 

Quando você passa uma noite em claro, mesmo que numa festa, num programa divertido, você fica literalmente um bagaço no dia seguinte, não é mesmo? Imagine quando isso é recorrente? 

Então, aqui vai uma lista de coisas que acontecem no seu organismo quando a insônia ronda a sua cama:

Desequilíbrio hormonal

Experimente ficar uma semana sem descansar à noite, isso derruba os seus níveis de testosterona em cerca de 15%. Sem ela, homens e mulheres ficam tudo borocoxô em todos os aspectos da vida e mais suscetíveis às doenças. 

Noites mal dormidas provocam o desequilíbrio entre os hormônios da fome e saciedade, grelina e leptina, respectivamente.A grelina, que é o hormônio da fome, deveria estar em baixa, mas fica em alta enquanto você estiver acordada, enquanto a leptina, o hormônio da saciedade fica em baixa, quando deveria estar em alta enquanto você dorme.

Quer dizer, se você tem noites mal dormidas, você tem grandes chances de engordar. E quando você engorda você fica muito mais próximo de ter um problema sério como infarto ou acidente vascular cerebral.

Afetar o seu sistema imunológico. 

Pesquisadores da Unifesp fizeram um estudo com ratos inibindo a fase REM do sono deles e como isso pôde aumentar a resposta inflamatória da asma. O estudo mostrou que um quadro de asma leve com a privação do sono pode evoluir para um quadro mais grave.

  • Uma das fases mais importantes do sono é a fase REM, em que há uma atividade cerebral intensa, nossa respiração e batimentos cardíacos ficam intensos e ocorre uma verdadeira faxina no corpo. 

É a fase da consolidação da memória, do conhecimento, do poder de decisão. Então, se você não chega na fase REM, a sua memória fica muito ruim.

Além disso, pesquisas sugerem que é durante o sono REM que o corpo é capaz de restaurar órgãos, ossos e tecidos; reabastecer as células do sistema imunológico. 

Um estudo da Universidade da Flórida acompanhou em torno de 1950 pessoas de meia idade com boa saúde. Deste grupo,42% dormiram uma hora e meia a menos que de costume por um período de 8 dias. 

Nas anotações feitas por eles foi observado um mal estar físico crescente além de um acúmulo de raiva, nervosismo, irritação, distúrbios gastrointestinais e dores.

Outros estudos realizados no Reino Unido no Centro para Demência do Instituto de Saúde Mental, na Universidade de Nottingham apontou que dormir menos de 6 horas pode elevar os níveis da proteína tau e placas de beta-amiloide, ambas sujeiras cerebrais que quando presentes são sinais de Alzheimer.

E veja só que incrível! Todo mundo acha que puxar ferro e peso faz com que os músculos cresçam … não é não!

Quando você se exercita, o músculo rompe, faz microfissuras e regenera quando você está dormindo.

O hormônio do crescimento humano, o GH, é liberado enquanto você dorme. Nos homens, 60% a 70% da secreção diária de hormônio do crescimento humano ocorre durante os ciclos mais profundos do sono. Logo, a má qualidade do sono pode afetar negativamente os níveis de hormônio do crescimento humano. 

Diminuição da Coordenação Motora

A privação do sono pode afetar a coordenação motora e a habilidade de realizar tarefas físicas de forma eficiente e segura devido ao cansaço físico e mental. Trabalhadores que operam máquinas devem cuidar dessa questão para não sofrer acidentes.

Diabetes: A privação crônica do sono está associada a uma série de problemas de saúde, o perigo de ter complicações de diabetes é ampliado em 45%.

Uma única noite virando de um lado para outro, sem conseguir pregar os olhos, já aumenta a sua resistência ao hormônio insulina, que é o responsável por tirar o açúcar do sangue.

E para ajudar a acabar com a insônia, as noites mal dormidas, uma boa dica é investir em alimentos que são ricos em triptofano, um aminoácido que participa de várias funções metabólicas.

Ele ajuda a sintetizar a melatonina, que é o hormônio do sono e atua na regulação da flora intestinal produzindo serotonina, o hormônio do bem-estar. Ele pode ser encontrado na banana, nas castanhas e nozes, no abacate.

O segundo sonífero  natural é o MAGNÉSIO

Ele é fundamental em mais de 300 reações metabólicas importantes no organismo, atua nas estruturas das membranas celulares e é necessário para o transporte ativo de íons como potássio e cálcio, afetando a condução dos impulsos nervosos. 

A deficiência de magnésio pode prejudicar a fluidez da membrana neuronal, a transmissão nervosa e a condução neuromuscular. Simplificando, você vive em curto circuito e não consegue relaxar e nem dormir.

Foram feitos alguns estudos com crianças hiperativas e com déficit de atenção e constatou-se que as que receberam suplementação de magnésio melhoraram as suas funções cognitivas.

As duas  melhores fontes naturais de magnésio são o chocolate amargo, e quanto mais amargo melhor, e o espinafre, o folhoso verde mais rico no nutriente.

E por último, os dois soníferos naturais potentes são as vitaminas B3 e VITAMINA B6, da família do Complexo B.

A B3 faz a limpeza das sujeiras químicas do cérebro e a B6, também é chamada de Piridoxina e tem um papel fundamental no desenvolvimento do sistema nervoso humano, especialmente no metabolismo de neurotransmissores.

Ela pode ser encontrada nas carnes, em especial nas vísceras, no brócolis, couve-flor.

Resumindo, enquanto você dorme, existe todo um trabalho para restaurar o bom funcionamento do seu corpo e manter a sua saúde. Além disso, cuide-se para não viver em altos níveis de estresse e ansiedade como: praticando exercícios físicos, praticando meditação, terapia comportamental cognitiva, se for o caso, consumindo chás, que vão te ajudar a relaxar e não leve o celular para a cama. A luz do aparelho atrapalha a produção de melatonina e você não dormirá direito. No meu canal do youtube, há vários vídeos com dicas naturais para melhorar a qualidade do seu sono. Passa lá e faça uma maratona Dayanflix.

Cápsulas que devolvem a mobilidade e a alegria de viver sem dor

Se dormir mal é uma lasqueira, que mexe com todo o seu humor, te deixa cansada, imagina quem tem dores nas articulações? Também não é brincadeira!

E aqui vai um dado sobre as nossas articulações que poucos sabem. Existe uma enzima produzida pelo nosso corpo que destroi as cartilagens nas articulações, sabia disso?

Pesquisadores de Cambridge, na Inglaterra, descobriram no ano de 2005 que nosso corpo produz uma enzima que destroi as cartilagens desgastadas que é  para o corpo conseguir colocar cartilagens novas no lugar. 

Isso causa uma grande inflamação nas articulações, o que impede que o corpo regenere a cartilagem que a enzima destruiu.

E não adianta se entupir de antiinflamatórios porque eles não tratam a causa, apenas provocam diversos efeitos colaterais. Para reverter esse cenário, nada como  um suplemento que reconstroi, fortalece e rejuvenesce as articulações. Confira o depoimento a seguir:

Dona Maria Ana de 76 anos, moradora da cidade de São Bernardo tinha problemas sérios de locomoção que depois de  descobrir o Artivita, não perde um dia de caminhada.

“ Eu sofria muito com dores no joelho e consumia um remédio manipulado à base de colágeno, mas  era muito caro. Até que eu conheci o Artivita e quando eu comecei experimentar eu percebi uma grande melhora porque ele tem vitaminas e minerais que o outro não tinha como vitamina K2 e magnésio. Além disso, ao comprar o kit eu ganhei duas vezes: a melhora do meu joelho que me permite fazer caminhadas e a economia no meu bolso. Ele se tornou mais um suplemento favorito”

Dona Maria Ana como  outras consumidoras do Artvita  têm conseguido ótimos resultados em menos de 15 dias de uso, graças à combinação dos nutrientes, em especial, a vitamina K2, cuja ação é fundamental para prender o cálcio nos ossos.

Bem, eu espero ter tirado as suas dúvidas. Caso queira saber sobre outros assuntos, mande a sua pergunta no meu instagram é @dayansiebra         

Eu vou ficando por aqui e espero que tenha gostado desse nosso encontro. 

Para saber todas as novidades sobre saúde e bem-estar, entre no nosso blog: https://blog.vitascience.com/

E se você quiser receber todos esses conteúdos DIRETAMENTE NO SEU WHATSAPP, você já pode acessar a nossa comunidade de conteúdos exclusiva e gratuita.

Lá você vai receber conteúdos 4 vezes por semana no seu celular.

Para entrar na comunidade de Whatsapp gratuita, clique no botão abaixo.

ENTRE NO GRUPO DO WHATSAPP PARA TER DICAS DE SAÚDE, EMAGRECIMENTO E REJUVENESCER GRATUITAMENTE 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *