Esta é mais uma edição da sua newsletter Dose Certa trazendo dicas imperdíveis de saúde e bem-estar, que vão melhorar o seu corpo e te deixar com mais disposição para enfrentar o seu dia a dia.
ENTRE NO GRUPO DO WHATSAPP PARA TER DICAS DE SAÚDE, EMAGRECIMENTO E REJUVENESCER GRATUITAMENTE
No encontro de hoje, falarei sobre algo um tanto constrangedor, mas necessário: os gases!
Em média, nós soltamos de 10 a 15 puns por dia e essa fabricação toda tem tudo a ver com a nossa alimentação e quem não solta quase gás nenhum, se investigar, é provável que esteja constipado, entupido e o gás não sai.
Mas por que será que isso acontece? Como pode uma comida gostosa produzir gases fedorentos?
Por que temos gases?
A maior parte dos gases não tem cheiro e quando tem é por causa de alimentos que tem enxofre como o brócolis, ovo e repolho e também pode ser devido à intolerância à lactose, , o açúcar do leite, que não consegue ser quebrado no processo digestivo e vai ser fermentado no intestino e essa fermentação dá esse cheiro.
Pessoas com doença celíaca, com intolerância ao glúten, sofrem com a inflamação e flatulência.
O odor característico dos gases também pode ser devido à alguma virose ou bactéria, antibióticos também causam esse mau cheiro e a constipação também porque as fezes ficam paradas por um bom tempo dentro do corpo.
E determinadas atitudes que você faz no seu dia a dia de maneira automática também podem provocar gases como: comer rápido mastigando mal a comida, ficar muito tempo sem comer e depois comer igual a um leão; falar enquanto come, isso faz com que você engula muito ar.
Durante a digestão, certos alimentos também produzem mais gases que outros por causa da fermentação, que ocorre para retirada das vitaminas e sais minerais dos alimentos. Leite e seus derivados como queijos e iogurtes, verduras de folhas largas como a couve e o repolho, por exemplo, e carboidratos como o feijão fermentam mais durante o processo de digestão.
Vermes podem gerar gases
E um outro problema que pode gerar gases são os vermes.
E quando a pessoa produz muitos gases, esses podem causar um desconforto tamanho ao ponto de achar que é um infarto, sem exagero, e eu vou te dizer porque.
Durante o processo digestivo, o intestino e o estômago produzem gases e se você tiver uma alimentação muito inflamatória com o consumo de muitos produtos industrializados, muito açúcar, leite e carboidratos refinados haverá a produção de mais gases por causa da fermentação desses alimentos durante a digestão. Isso vai estufar a sua barriga além de pressionar o diafragma e o coração causando a sensação de um infarto. A pessoa pode ter dores no peito, falta de ar.
Então, antes de sair correndo para o hospital, tente essa massagem na barriga, fazendo os movimentos conforme a foto abaixo.
E jamais fique prendendo os gases, só tenha discrição, né?
Dieta do Ovo para doenças cardíacas
Ele venceu a pecha de ser vilão, o responsável pelo aumento do colesterol, quando na verdade, ele traz muitos benefícios e ainda pode te ajudar a emagrecer.
O ovo tem um monte de vitaminas, como a vitamina E, A e as do Complexo B e minerais como selênio, zinco, fósforo e cálcio.
Por ter uma boa quantidade de antioxidantes, o ovo ajuda eliminar os radicais livres, combatendo o envelhecimento precoce e também previne as doenças cardíacas.
A partir do momento que é rico em proteínas, ele atua na formação de massa muscular. Isso também se deve à presença das vitaminas do Complexo B e do ferro, que ajuda no transporte de oxigênio e nutrientes, além de combater a anemia
Este alimento fortalece o sistema imunológico graças às vitaminas A, E, e as substâncias como a luteína e a zeaxantina, que são importantes para a saúde dos olhos.
Além de cuidar dos olhos, estes dois antioxidantes também combatem os radicais livres, evitando a oxidação das células de gordura e diminuindo os níveis do colesterol ruim.
O ovo faz bem para a pele deixando-a mais firme porque tem boas quantidades de selênio e zinco, minerais que melhoram a absorção do colágeno.
E se você está em processo de emagrecimento, o ovo é um grande aliado.
Pelo fato de ter um alto teor de proteína, ele promove a sensação de saciedade e reduz a vontade de comer ao longo do dia.
Ele é um grande coringa nas dietas low carb e você pode perder até seis quilos em duas semanas. É um alimento que pode ser preparado de diversas formas: cozido, pochê, frito e mexido.
Uma das dúvidas que mais recebo é sobre a quantidade de ovos que pode ser consumido diariamente.
Não existe uma quantidade exata para cada sexo, mas geralmente, as mulheres podem comer até três ovos por dia e os homens, até cinco.
E ao comprar os seus ovos, aqui vai uma super dica para saber se os ovos estão velhos ou não.Ao colocar em um copo com água, se o ovo boiar, jogue fora. Ele está velho! Ovo bom é aquele que afunda ou fica no meio do copo. Já conhecia esse truque?
Mesmo sendo pau para toda obra, deve-se ter cuidado ao consumir os ovos. Não consuma ovo cru ou usá-lo em receitas que não vão ao fogo como mousses e maionese. Esse cuidado é por conta da bactéria Salmonella.
E aqui vai uma sugestão de cardápio para te ajudar a emagrecer:
No café da manhã você vai comer dois ovos cozidos, metade de qualquer fruta e um café sem açúcar com canela.
Mas quem for hipertenso não use a canela por ela ser termogênica. Esse tipo de alimento aumenta a temperatura do corpo e por conta disso acelera os batimentos cardíacos.
Já no almoço, é chegada a hora de botar mais sustância no bucho!
Então, você coloca uma porção média de um carboidrato complexo, que é um carboidrato de baixo índice glicêmico, de lenta absorção como a batata-doce, aipim ou inhame e também uma proteína.
Um pedaço de carne, frango ou peixe que caiba na palma da sua mão e legumes e verduras a vontade, MAS SEM SOBREMESA!!!
E no jantar, um prato de salada uma porção de proteína, mas que não seja carne vermelha.
E ao longo do dia, bateu aquela fominha, sabe o que você vai comer? Se você pensou em ovo… acertou!
Depois me fale no direct do meu instagram o que achou dessa dieta. É @dayansiebra
Bem, eu vou ficando por aqui e espero que tenha gostado desse nosso encontro.
Para saber todas as novidades sobre saúde e bem-estar, entre no nosso blog: https://blog.vitascience.com/
E se você quiser receber todos esses conteúdos DIRETAMENTE NO SEU WHATSAPP, você já pode acessar a nossa comunidade de conteúdos exclusiva e gratuita.
Lá você vai receber conteúdos 4 vezes por semana no seu celular.
Para entrar na comunidade de Whatsapp gratuita, clique no botão abaixo.
ENTRE NO GRUPO DO WHATSAPP PARA TER DICAS DE SAÚDE, EMAGRECIMENTO E REJUVENESCER GRATUITAMENTE