Comeu demais na páscoa? Veja como emagrecer mais rápido!

Esta é mais uma edição da sua newsletter Dose Certa trazendo dicas imperdíveis de saúde e bem-estar, que vão melhorar o seu corpo e te deixar com  mais  disposição para enfrentar o seu dia a dia.

ENTRE NO GRUPO DO WHATSAPP PARA TER DICAS DE SAÚDE, EMAGRECIMENTO E REJUVENESCER GRATUITAMENTE 

Eu tenho certeza que quem caiu de boca na comilança desse feriado,vai começar a segunda-feira, o Dia Internacional da Dieta, se arrastando com culpa e preguiça, mas não se avexe, não , porque tem jeito!

E não pense que precisa esperar um mês para ver os resultados. Em uma semana a calça vai começar a afrouxar, fiquem comigo!

Em primeiro lugar, vamos nos livrar de vez dessa história de culpa porque comeu demais e exagerou no chocolate. Afinal, chocolate é gostoso e se ele for amargo 70% cacau, ele é tudo de bom pra saúde.

Saiba que quanto mais amargo, menos açúcar você ingere e consequentemente a inflamação do corpo diminui. Além disso, esse tipo de chocolate é fonte de magnésio, é antioxidante por causa dos flavonoides que diminui os riscos de doenças cardiovasculares.

E agora vem a melhor parte: ele tem cafeína que é um estimulante do sistema nervoso central, isso vai melhorar a concentração e a energia, também tem um efeito termogênico, contribuindo para a perda de peso. Quer dizer, que você pode emagrecer comendo chocolate, não é uma maravilha?

Agora … é comer sem exagerar, não é pra comer uma barra! Dois quadradinhos por dia tá de bom tamanho.

Mas como atacar esse  bucho inchado depois da orgia gastronômica do feriado de Páscoa?

Água com Limão

Primeiramente, vamos ativar nosso sistema detox composto pelo fígado, intestino e rins.É dar aquele faxinaço no corpo se hidratando bastante. E aí entra a minha velha companheira: a ÁGUA COM LIMÃO

É uma bebida popular que pode trazer alguns benefícios para a saúde pois ela é rica em eletrólitos, que o corpo vai perdendo entre uma atividade e outra. Além disso, o limão é uma excelente fonte de vitamina C, que é um antioxidante importante que ajuda a proteger o corpo contra o dano celular.

Ela também fortalece o sistema imunológico, ajudando a combater infecções e doenças e o ácido cítrico presente no limão pode ajudar a estimular a produção de enzimas digestivas e melhorar a digestão, ainda mais se você passou dos 40, quando cai a produção de ácido clorídrico, substância importante para quebrar os alimentos antes de irem para o intestino.

O limão é também um grande aliado do FÍGADO, outro órgão do nosso sistema detox,porque estimula a produzir mais bile, o que e os seus compostos anti-inflamatórios podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo. Afinal, gordurinhas a mais no bucho, é inflamação na certa!

A água com limão pode estimular a micção, o que pode ajudar a eliminar os resíduos do corpo e manter os rins saudáveis e seus rins agradecem, pois é outro órgão do nosso sistema detox.

Agora, essa bebida não é uma solução milagrosa para a saúde e não deve ser usada como um substituto de uma alimentação saudável e equilibrada. Não é para ser consumida em excesso devido ao ácido cítrico presente no limão que pode danificar o esmalte dos dentes. 

Eu intercalo uma garrafa de 1 litro com 1 limão espremido com outra de água sem limão. Se a garrafa for de 500 ml, meio limão.

Outro ponto importante para ser ativado no nosso sistema detox é o INTESTINO.

Este órgão é responsável pela absorção de nutrientes e pela produção de neurotransmissores relacionados ao humor, a sensação de bem-estar e bom-humor como a serotonina, a dopamina, o GABA, que está relacionado ao combate do estresse e da ansiedade.

Vale lembrar que o  intestino é o nosso segundo cérebro e está muito ligado às nossas emoções e à fome emocional.

E para manter essa fome emocional bem longe é necessário manter-se calma, combater a ansiedade fazendo atividades físicas, comendo muita fibra que vai limpar o intestino, jogando fora o lixo acumulado, como também, isso vai alimentar as bactérias boas deste órgão.

Como exemplo de fibras: as folhas verdes-escuras, a chia e o psyllium, que pode ser colocado uma colher de chá no copo de água com limão ou até mesmo na preparação de massas sem glúten.

Além disso, boas noites de sono ajudam a desintoxicar  porque dormir mal desequilibra a produção de hormônios, em especial, o cortisol, que é o hormônio que te dá disposição pra enfrentar o dia, mas que se estiver em excesso te faz engordar. O sono reparador equilibra  a grelina, hormônio da fome e da leptina, hormônio da saciedade. 

Use também estratégias que vão te empurrar  pra bem longe daquilo que te faz engordar como por exemplo, planejar o seu cardápio da semana! Nada como deixar pronto as marmitinhas saudáveis, assim você evita consumir o que te faz engordar, sobre isso, eu tenho um vídeo aqui que pode te ajudar.

E bom apetite! 

Leites vegetais, a solução nutritiva e saborosa para os intolerantes à lactose

Desde que o homem se tornou sedentário e começou a domesticar os animais para criação, transportar cargas e fazer o abate, começou também o consumo de leite. Mas, curiosamente, nenhum animal adulto toma leite, nem a vaca toma! Ela só come capim e ração!

Contudo, beber leite tornou-se um hábito histórico e cultural e por conta desse consumo ao longo dos tempos, aconteceram mutações genéticas de forma que hoje somos capazes de digerir as proteínas e enzimas do leite. Entretanto, existem altos índices de intolerância à lactose, o açúcar do leite, na população mundial. Há regiões como África, Ásia e Oriente Médio, onde essa intolerância chega a 80%.

O consumo de leite é um assunto controverso porque nós precisamos de cálcio e o leite ainda traz esse mineral, mas cada corpo age de uma maneira ao ingerir determinado alimento e o que podemos tirar dessa história, a princípio, é que precisamos manter os níveis de cálcio para o nosso corpo e o leite de vaca não é a única resposta.

Em 2016, uma pesquisa do IBGE revelou que 84% dos homens e 91% das mulheres no Brasil, na faixa etária de 19 a 59 anos, não consomem cálcio na quantidade indicada.

Entretanto o leite tem se revelado um alimento altamente inflamatório, principalmente aqueles que você compra nos supermercados, que passaram pelo processo de pasteurização. Essa técnica de elevar e baixar a temperatura rapidamente causou o seguinte problema: a desnaturação das proteínas, quer dizer, o leite de caixinha não é o mesmo que saiu da teta da vaca.

Quando esse leite bate no nosso sistema digestivo, é necessário uma enzima chamada Lactase, mas nossos corpos deixam de produzir essa enzima quando ainda somos crianças, em torno dos nove anos de idade. Não é à toa que existem muitas pessoas alérgicas a leite, em especial crianças.

Faça uma experiência: tire o leite e seus derivados da vida do seu filho por pelo menos um mês e depois me fale no direct do meu  instagram se os sintomas alérgicos melhoraram. É @dayansiebra     

O leite, principalmente o de vaca, também pode provocar respostas inflamatórias devido à presença da lactose, que é o açúcar do leite ou das proteínas, especialmente a caseína e beta lactoglobulina.

Algumas pessoas apresentam alergia às proteínas do leite, uma condição mais rara e que desencadeia uma resposta imunológica exacerbada quando o alimento é ingerido. O corpo responde imediatamente.

Mas muitos apresentam o que chamamos de intolerância à lactose, causada por uma deficiência funcional da enzima lactase e que leva à incapacidade parcial ou completa de digerir o açúcar do leite e de seus derivados.

Em geral, os sintomas de intolerância à lactose podem se assemelhar bastante ao da intolerância ao glúten como diarreia, dores abdominais, flatulência e distensão abdominal. 

E pesquisas demonstraram que cerca de 70% dos brasileiros apresentam algum grau de intolerância à lactose, no entanto apenas 10% a 15% apresentam sintomas.

E para tratar, é recomendado a suspensão de alimentos inflamatórios da dieta, como o leite e seus derivados. E você deve estar se perguntando: então quais os tipos de leite que não vão me causar inflamação? Os LEITES VEGETAIS como: leite de côco, leite de amêndoas, nozes, de soja, leite de aveia, leite de castanha de caju, leite de quinoa  e leite de inhame.

O leite de coco             

O coco é uma fonte de ácidos graxos, que protegem o coração por ter uma função anti inflamatória e dá saciedade devido ao teor de gordura. É também antioxidante por combater os radicais livres evitando o envelhecimento precoce e melhora o sistema imunológico por conter substâncias que combatem fungos, vírus e bactérias.

O coco tem na sua composição triglicerídeos de cadeia média, que é uma espécie de comida para o nosso cérebro, ajuda na prevenção do Alzheimer.

Para fazer o leite de coco, pegue a polpa ou ele já ralado e bata com água quente no liquidificador. A grossura do leite será de acordo se você colocar mais ou menos água. A quantidade de água é que dá a consistência da bebida.

Leite de Nozes

Colabora na melhora das habilidades motoras, raciocínio e diminuição do risco de doenças cardíacas. Tudo isso graças às propriedades antioxidantes, é fonte de ômega 3, ajuda a manter o equilíbrio da microbiota intestinal e o controle do peso porque traz saciedade.

Para fazer esse leite, deixe duas xícaras de nozes de molho na água de 8 a 12 horas na geladeira. Após esse período, escorra a água, lave com água corrente e coloque no liquidificador com 1 xícara de água. Acrescente mais caso queira um leite menos grosso.

Em seguida, temos um leite vegetal pouco explorado. É o leite de quinoa.

Ela tem 18% de proteínas a mais na sua composição que os outros cereais e está entre os 4 melhores alimentos do mundo, segundo a OMS, a Organização Mundial da Saúde.

Esse leite já foi comparado ao leite materno. Ele é pouco calórico, é rico em ômega 3, tem Vitaminas C, E e do complexo B.Traz na sua composição minerais como o ferro, potássio, magnésio, manganês, fósforo e  zinco.

Ela pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue e prevenir doenças crônicas como a diabetes.

Para fazer o leite de quinoa:

Junte 2 colheres de sopa da quinoa com 250 mililitros de água e ferva. Assim que começar a ferver, desligue o fogo e bata no liquidificador e coe numa peneira bem fina.

E por último… leite de inhame!

Por conter boas quantidades de fibras, o inhame também ajuda a diminuir a velocidade de absorção do açúcar, equilibrando os níveis de glicose no sangue e ajudando no controle da diabetes. É rico em vitamina A, do complexo B, além de cálcio e fósforo.

O leite de inhame pode ser usado no combate dos sintomas da menopausa. Ele contém diosgenina, um composto bioativo que possui efeito estrogênico e, por isso, pode ajudar no equilíbrio dos hormônios femininos, ajudando a diminuir os sintomas da menopausa. E para quem está com anemia, o inhame é uma ótima fonte de ferro e vitamina C.

Para preparar esse leite, pegue um inhame pequeno, descasque, corte e deixe de molho por pelo menos 4 horas. Jogue a água fora e lave os inhames. Bata no liquidificador e coe com água deixando mais grosso ou não.

E você já tinha ouvido falar nestes leites vegetais para beber e/ou preparar a sua comida?

Bem, eu vou ficando por aqui e espero que tenha gostado desse nosso encontro. 

Para saber todas as novidades sobre saúde e bem-estar, entre no nosso blog: https://blog.vitascience.com/

E se você quiser receber todos esses conteúdos DIRETAMENTE NO SEU WHATSAPP, você já pode acessar a nossa comunidade de conteúdos exclusiva e gratuita.

Lá você vai receber conteúdos 4 vezes por semana no seu celular.

Para entrar na comunidade de Whatsapp gratuita, clique no botão abaixo.

ENTRE NO GRUPO DO WHATSAPP PARA TER DICAS DE SAÚDE, EMAGRECIMENTO E REJUVENESCER GRATUITAMENTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *