Chá-verde: 12 benefícios, como preparar e contraindicações

O que é

O chá-verde é muito mais antigo do que se pensa, inicialmente usado pelos orientais, possui diversos benefícios para a saúde, inclusive, esse chazinho tem uma ação super bacana contra câncer e infarto, como vamos citar adiante. É uma fonte natural de cafeína, além de fornecer diversas vitaminas e minerais. Para os preocupados com a balança, o chá-verde não contém calorias e pode ser consumido quente ou gelado.

 

Benefícios

 

AUMENTA A ENERGIA

Quem pensa que chá é apenas para relaxar e melhorar a noite de sono se engana, o chá-verde é uma excelente fonte de cafeína. Promovendo energia e deixando o corpo mais alerta.

 

EMAGRECE

Além de ser livre de calorias, o chá-verde contém epigalocatequina galato. Esse nome feio e gigante é de um antioxidante natural que auxilia no aumento do gasto energético. Diminuindo peso e gordura corporal, além de ser um grande aliado na luta contra a obesidade.

 

ANTIENVELHECIMENTO

Quem diria que o combate de radicais livres seria tão importante, não é mesmo? Para quem não conhece, o radical livre é uma molécula instável altamente reativa, em excesso ela pode trazer problemas imunológicos, envelhecimento precoce e até artrite. Por ser um antioxidante, o chá-verde ajuda a combater essa molécula reduzindo a flacidez e as rugas.

 

ANTICÂNCER

Pesquisas feitas por entidades renomadas mostram que os antioxidantes presentes no chá-verde podem reduzir o risco de vários tipos de tumores: 

● Câncer de mama — pesquisas comprovam que mulheres que consomem regularmente chá-verde têm riscos menores (cerca de 20 a 30% a menos) de desenvolver câncer de mama; (publicado na revista Breast Cancer Research and Treatment) 

● Câncer de próstata — homens que consomem chá-verde têm um risco menor de desenvolver câncer de próstata (Pesquisa publicada American Journal of Epidemiology) 

● Câncer de colo retal — Revisão publicada em 2017 na revista americana Oncotarget avaliou 29 estudos científicos e revelou que pessoas que consumiram chá-verde diminuíram em aproximadamente 42% o risco de desenvolver câncer de colo retal. 

 

SAÚDE DO CÉREBRO

 O chá-verde é um estimulante natural, isso sabemos, mas ele contém menos cafeína que o café, permitindo um estado de alerta, o cérebro mais “ativo” e menos chances de sensação de coração acelerado, euforia e tremores.

 

PREVINE ALZHEIMER E PARKINSON

Os compostos de catequina presentes no chá-verde auxiliam na proteção dos neurônios, ajudando na prevenção da Alzheimer e Parkinson. Como isso acontece? Bem, a proteína beta-amiloide já é muito conhecida por ser uma “porta de entrada” para o Alzheimer, já o chá-verde com sua propriedade neuroprotetora, protege as células do cérebro, criando uma espécie de “escudo”.

 

MELHORA A IMUNIDADE

O chá-verde é uma fonte maravilhosa de diversas vitaminas, incluindo complexo B, E e C. Sendo uma ótima opção para dar um “up” ou manter a imunidade em alta.

 

COMBATE RESFRIADOS

O chá-verde é amplamente utilizado contra gripes e resfriados, isso se dá devido às suas propriedades antimicrobianas. 

 

PREVINE DIABETES

As catequinas são realmente importantes no chá-verde, outra ação é a melhora da função da insulina, regulando os níveis de açúcar no sangue.

 

SAÚDE BUCAL

Devido à ação anti-inflamatória, quando em conjunto com higienização adequada, o chá-verde é um ótimo aliado da saúde bucal. Servindo como preventivo de gengivite e, até mesmo, cáries.

 

MELHORA O HUMOR

Você conhece a substância L-teanina? Se nunca ouviu falar eu explico agora, é um agente de relaxamento natural, reduzindo o stress e melhorando a atenção. O chá-verde é fonte de L-teanina, promovendo mais bem-estar para o seu dia.

 

MELHORA A DIGESTÃO

Além de ajudar a secar a gordura do corpo, o chá-verde estimula a produção de ácidos estomacais, tornando a digestão muito mais fácil e evitando a sensação de inchaço.

 

Como preparar

O chá-verde pode ser consumido na forma de chá quente ou gelado, combinado com outros ingredientes ou sozinho. Além disso, para quem não gosta de beber, pode optar por consumir o chá-verde em cápsulas.

 

Chá-verde com gengibre e limão

 

Ingredientes:

1 pedaço de gengibre fresco picado

4 xícaras de água

4 saquinhos ou 8 g de chá-verde

1 limão-cravo

 

Modo de preparo:

Ferva a água com os pedaços de gengibre por 10 minutos (se estiver usando o chá-verde em folhas coloque junto com o gengibre). Retire do fogo, junte os saquinhos de chá e deixe em imersão por 4 minutos, misture o suco de limão e consuma quente ou gelado.

 

Chá-verde com hibisco

 

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de hibisco

2 saquinhos de chá-verde

½ litro de água

 

Como fazer:

Coloque o hibisco na água e deixe ferver de 5 a 10 minutos, em seguida retire do fogo e coloque os sachês por 5 minutos. Adoce com mel a gosto e beba.

 

Contra indicações

 

O chá-verde, quando consumido de forma adequada, pode causar náuseas, vômitos e diarreias. Além disso, pessoas que sofrem com insônia e ansiedade precisam se atentar ao consumo, uma vez que essa é uma fonte natural de cafeína e em abundância pode agravar a sensação de agitação. Antes de consumir um médico deve ser consultado para evitar qualquer reação adversa. 

 

Perguntas Frequentes

Chá-verde emagrece?

O chá-verde sozinho não emagrece, ele deve ser consumido em conjunto com uma dieta adequada e exercícios físicos regulares. Porém, ele é sim um adicional por auxiliar na queima de gordura.

Existe chá-verde em cápsulas?

Sim, o chá-verde pode ser encontrado em cápsulas, saquinho ou desidratado.

Onde comprar chá-verde?

É possível achar chá-verde em supermercados na versão saquinho (sachê), lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação.

Chá-verde tira o sono?

O chá-verde contém uma pequena quantidade de cafeína, deixando o corpo mais desperto. Não é indicado consumir próximo do horário de dormir para evitar uma noite de sono ruim.

Pode tomar chá-verde na gravidez?

O chá-verde deve ser evitado no período gestacional. Mesmo que não seja considerado abortivo, o consumo deve ser acompanhado de perto por um médico para evitar maiores complicações.

Chá-verde solta o intestino?

Essa não é uma característica própria do chá-verde, mas se consumido de forma errada ele pode causar diarreias.

Aprenda mais sobre Chá-Verde

Ainda não se inscreveu na Maratona do Emagrecimento GRATUITA que vai rolar entre 03 e 06/01/2022? Se inscreva agora mesmo: https://lp.vita-science.com/4wmu


Referências

http://revistas.cff.org.br/?journal=infarma&page=article&op=view&path%5B%5D=307&path%5B%5D=296

https://www.rel.uniceub.br/cienciasaude/article/view/882/857

https://pdfs.semanticscholar.org/cb1e/42f9dae8401cedf88eb4363102858a7279d7.pdf?_ga=2.66021550.142223084.1637151452-731595343.1637151452

https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/203/152

https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/3561/2876

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28454102/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19040558/


Escrito por:

admin2

admin2