Chá de Hortelã: 8 benefícios, como preparar e contraindicações

O que é

 

A hortelã é uma planta medicinal aromática que há anos caiu no gosto do povo. Quem resiste ao mentolado refrescante que ela proporciona? Sua origem é um tanto quanto confusa, a ponto de se criarem lendas onde essa plantinha era um presente dos deuses. 

 

O que se sabe é que não só as folhas (amplamente usadas como decoração), mas também o seu chá, vem sendo utilizados por diversos povos, incluindo gregos, hebreus, egípcios e romanos, onde se buscava uma bebida refrescante, com poderes medicinais e (para os soldados da época) afrodisíaco.

Benefícios

 

ANTIBACTERIANA

As folhas de hortelã apresentam uma forte ação antibacteriana, sendo muito eficiente contra diversas bactérias. O Ministério da Saúde chegou a comparar o efeito da planta com antibióticos como canamicina, penicilina, cefotaxima e tetraciclina.

 

ALIVIA GASES INTESTINAIS

A hortelã pode, e deve, ser utilizada como antiespasmódico. Sendo uma opção eficaz e natural para quem sofre de cólicas intestinais e alguns problemas digestivos.

 

ANTIOXIDANTE

Essa ação é a melhor para quem sofre de stress. Essa folhinha tão gostosa ajuda a combater a ação dos radicais livres. Protegendo as células do seu corpo da oxidação.

 

ANALGÉSICO

Sabe aquela dorzinha chata de cabeça que não vai embora fácil? O chá de hortelã pode ser uma excelente opção. O motivo é bem simples, a hortelã ativa a circulação e também promove efeito vasodilatador.

 

ANTIPROTOZOÁRIA

Sim, a famosa hortelã ajuda a combater lombriga! A ação antiparasitária da hortelã é tanta que supera a da Piperazina, uma droga química muito utilizada.

 

CALMANTE

Tomar um chazinho para acalmar já é um grande clássico e a hortelã pode ser usada para essa finalidade também. Ela possui grande efeito tranquilizante e tem a opção de ser consumida quentinha antes de dormir ou gelada como uma bebida refrescante durante o dia.

 

ANTITUMORAL

A hortelã é um componente que pode ser utilizado como tratamento complementar para quem enfrenta câncer. O extrato de hortelã demonstrou efeito tóxico contra células cancerígenas, auxiliando na sua destruição.

 

FACILITA A DIGESTÃO

Um grande benefício é a melhora digestiva que o chá de hortelã promove. Isso se dá devido ao fato da hortelã aumentar a produção de bile, dando um verdadeiro “gás” no sistema digestivo.

Como preparar

 

A hortelã é muito popular e pode ser encontrada de diversas formas. Seu chá pode ser feito a partir das folhas desidratadas, frescas ou comprado pronto em saquinho. 

 

Chá de hortelã com limão

 

Ingredientes:

½ litro de água

½ limão

⅕ haste de hortelã (ou 3 sachês)

 

Como fazer:

Ferva a água com a hortelã ou os saquinhos e deixe repousar por 5 minutos, em seguida esprema o limão. Pode ser consumido quente ou gelado para uma sensação mais refrescante.

 

Chã gelado de hortelã com gengibre e mel

 

Ingredientes:

2 xícaras de água

1 colher de chá de gengibre ralado

1/2 xícara de hortelã

 

Modo de preparo:

Ferva a água com o gengibre e a hortelã, deixe descansar coberto de 5 a 10 minutos. Adoce com mel em seguida e leve à geladeira, deixe resfriar e beba.

 

Chá de hortelã com hibisco e limão

 

Ingredientes:

1 colher de sopa de folha seca de hibisco

1 colher de sopa de folha seca de hortelã

4 limões-sicilianos 

 

Como fazer:

Ferva a água com o hibisco e a hortelã, deixe descansar coberto de 5 a 10 minutos. Adicione o suco dos limões e adoce com mel a gosto.

Contra indicações

 

Não se deve exceder o consumo de 5 xícaras de chá ao dia ou usar em casos de obstruções biliares, danos hepáticos. Em excesso o chá de hortelã pode causar náuseas, vômitos, dor de estômago e cólicas.

Perguntas frequentes


Chá de hortelã emagrece?

O chá de hortelã não tem função emagrecedora, mas pode auxiliar na ansiedade com sua função calmante e, dessa forma, ser um adicional para quem busca emagrecer.


Pode tomar chá de hortelã na gravidez?

Se a gravidez não estiver com nenhum risco, o consumo do chá de hortelã pode ser feito. Contudo, mulheres que apresentam gravidez de risco devem consultar seu médico antes.


Chá de hortelã dá sono?

O chá de hortelã tem função calmante e auxilia em uma noite de sono mais tranquila e com mais qualidade.


Chá de hortelã alivia enxaqueca?

Sim, o chá de hortelã pode ser usado contra enxaqueca devido à sua função analgésica.


Chá de hortelã aborta?

Não existe comprovação de que o chá de hortelã seja abortivo, contudo é recomendável que mulheres durante o período de gravidez consultem um médico antes de realizar o consumo.

Aprenda mais sobre Chá de Hortelã

Ainda não se inscreveu na Maratona do Emagrecimento GRATUITA que vai rolar entre 03 e 06/01/2022? Se inscreva agora mesmo: https://lp.vita-science.com/4wmu

 

Referências

https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2017/setembro/11/Monografia-Mentha-piperita.pdf

http://nopr.niscair.res.in/bitstream/123456789/9437/1/NPR%203%284%29%20214-221.pdf

https://core.ac.uk/download/pdf/225487127.pdf

Escrito por:

admin2

admin2