Chá de hibisco: 11 benefícios, como preparar e contraindicações

O que é

 

O hibisco é uma planta medicinal muito utilizada principalmente por pessoas que visam atingir o emagrecimento. Sua origem é desconhecida, mas sua fama começou na Europa, inicialmente pela sua linda flor e em seguida pelo seu chá de sabor único. O chá de hibisco é usado na tradição árabe como um afrodisíaco, no Egito era conhecida como a “bebida dos faraós”, já na África esse chá era usado durante longas marchas como uma opção restauradora e refrescante. Mas afinal, para que serve chá de hibisco?

11 Benefícios

 

AJUDA A EMAGRECER

Além de ajudar a reduzir a retenção de água no corpo, o hibisco age como um termogênico natural, elevando a queima de gordura diária e auxiliando na perda de peso.

 

RICO EM ANTOCIANINA

Esse nome feio se refere ao pigmento vermelho presente no hibisco. Mas qual é a sua relevância? Esse componente é um importante aliado na prevenção de doenças cardiovasculares, do câncer e doenças neurodegenerativas, devido ao seu poder antioxidante.

 

LAXANTE NATURAL

Além de ajudar a eliminar a água em excesso do corpo, o chá de hibisco é ótimo para quem tem prisão de ventre e dificuldade em manter o intestino trabalhando em dia. Isso se dá devido ao aumento de movimentos peristálticos (aquele que “encaminha” as fezes para o caminho de saída).

 

ANALGÉSICO

Esse benefício ficou em evidência principalmente por mulheres na fase pré- menstrual, por ser um medicamento natural que alivia a cólica nesses dias.

 

REGULA A PRESSÃO ARTERIAL

Uma ótima opção para quem sofre com pressão alta, pois o chá de hibisco possui propriedades capazes de reduzir a pressão.

 

MELHORA A SAÚDE DO FÍGADO

Esse benefício gigante se dá através do aumento de enzimas desintoxicantes que reduzem os danos ao órgão.

 

FONTE DE VITAMINAS E MINERAIS

No hibisco você encontra cálcio, cobre, ferro, fibras, fósforo, magnésio, polifenóis, potássio, vitaminas A, do complexo B e C.

 

EXERCE FUNÇÃO DIURÉTICA

O chá de hibisco aumenta a produtividade dos rins, reduzindo a retenção líquida através do efeito diurético.

 

FORTALECE A IMUNIDADE

Esse benefício se dá principalmente pelo hibisco ser uma fonte excelente de Vitamina C, dando um verdadeiro “up” no sistema imune.

 

DIMINUI A ANSIEDADE E DEPRESSÃO

O hibisco conta com substâncias antidepressivas em sua composição, isso gera um efeito calmante natural, atenuando a depressão e crises de ansiedade.

 

CONTROLA O COLESTEROL

O chá de hibisco promove o aumento do colesterol “bom” (HDL) e diminuição do colesterol “ruim” (LDL). 

Onde comprar chá de hibisco?

 

Existem inúmeras opções para quem busca comprar chá de hibisco e o preço pode variar de R$ 3,00 a R$ 35,00 em média, levando em consideração a forma e quantidade. Você pode comprar a flor de hibisco desidratada, pó, sachê pronto, existem várias opções que podem ser adquiridas em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação ou, até mesmo, supermercados.

Como preparar

 

Como citado acima, existem várias formas disponíveis no mercado atualmente, variando na forma de preparo. Vamos trazer aqui algumas opções de receitas fáceis combinando ingredientes naturais. 

 

Chá de hibisco com canela

 

Ingredientes:

1 colher de sopa de hibisco seco

1 canela em pau

1 litro de água

 

Como fazer:

Ferva a água e coloque o hibisco e a canela, deixe repousar por 10 minutos e coe antes de tomar. O chá deve ser bebido 3 a 4 vezes ao dia antes das principais refeições.

 

Chá de hibisco com limão

 

Ingredientes:

1 colher de sopa de hibisco

1 limão-siciliano

1 litro de água

 

Modo de preparo:

Ferva a água com o hibisco por 10 minutos, adicione o suco de meio limão após e deixe tampado por mais 10 minutos. Corte as rodelas da outra metade do limão e coloque no chá, leve a geladeira e consuma ao longo do dia. Pode adicionar pequenas lascas de gengibre para acrescentar sabor ao chá.

 

Chá de hibisco com cavalinha

 

Ingredientes:

300 ml água

1 sachê de chá de hibisco

1 colher de sopa cavalinha picada

 

Como fazer:

Ferva a água por aproximadamente 5 minutos com a cavalinha e coloque o sache em seguida deixando tampado por mais 5 minutos. Depois é só coar e aproveitar o chá.

Contra indicações

 

O chá de hibisco quando utilizado da forma correta e com o acompanhamento de um médico ou nutricionista não apresenta grandes perigos para a saúde. Porém, quando utilizado em excesso  pode causar intoxicação e levar a desidratação devido à eliminação excessiva de eletrólitos importantes, como sódio e potássio. Afinal, o chá conta com ação diurética. Também não deve ser usado por gestantes de modo a evitar possíveis mudanças hormonais que induzam o aborto espontâneo.

Perguntas frequentes


Posso tomar chá de hibisco durante a menstruação?

Sim, inclusive o chá de hibisco é muito utilizado como um analgésico natural contra cólicas menstruais.


Chá de hibisco aborta?

Pode causar aborto espontâneo devido à alteração hormonal causada pelo chá de hibisco.


Chá de hibisco emagrece?

Sim, o chá de hibisco tem benefício termogênico e diurético, além de auxiliar no funcionamento intestinal. Por isso pode ser usado como um aliado para quem busca emagrecer.


Chá de hibisco no cabelo?

O chá de hibisco pode ser usado por quem busca crescimento e brilho mais rápidos dos cabelos. Mas o uso deve ser sempre acompanhado por um profissional, evitando efeitos negativos.


Quem amamenta pode tomar chá de hibisco?

Não é indicado, pois, pode haver diminuição da produção de leite materno e alteração hormonal na mãe.


Chá de hibisco corta efeito do anticoncepcional?

Não existe comprovação de que o chá de hibisco tenha qualquer relação com a redução ou invalidação do efeito anticoncepcional.


Chá de hibisco faz mal?

Não se for utilizado da forma correta, porém quando consumido em excesso pode ocorrer episódios de enjoo, vômitos e desconforto estomacal.


Chá de hibisco da diarreia?

Se consumido na quantidade recomendada não costuma dar, porém, quando utilizado em excesso podem ocorrer quadros de diarreia.


Chá de hibisco tem cafeína?

O chá de hibisco não possui cafeína.


Chá de hibisco tira o sono?

Não, muito pelo contrário, o chá de hibisco conta com efeito calmante e não atrapalha o sono.


Pode tomar chá de hibisco na gravidez?

Gestantes devem evitar o consumo de chá de hibisco, pois ele pode provocar alterações hormonais e causar aborto espontâneo.

Aprenda mais sobre Chá de Hibisco

Aproveite e se inscreva na Maratona do Emagrecimento, que vai rolar de 03 a 06/01/22. É GRATUITA e você garante a sua participação aqui: https://lp.vita-science.com/4wmu

Referências 

http://rdu.unicesumar.edu.br/bitstream/123456789/842/1/TRABALHO%20DE%20CONCLUS%c3%83O%20DE%20CURSO

%20%28TCC%29.pdf

http://www.schenautomacao.com.br/ssa/envio/files/74_arqnovo.pdf

https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/87222

http://www.aems.edu.br/conexao/edicaoanterior/Sumario/2016/downloads/1.%20Ci%C3%AAncias%20Biol%C3%B3gicas%

20e%20Ci%C3%AAncias%20da%20Sa%C3%BAde/031_Nutri%C3%A7%C3%A3o%20-%20O%20Uso%20do%20Hibiscus%20Sabdariffa%20como%20alimento%20funcional.pdf

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24549255/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19678781/

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on print

Escrito por:

admin2

admin2