Cabelo caindo muito: Porque isso acontece?

Esta é mais uma edição da sua newsletter Dose Certa trazendo dicas imperdíveis de saúde e bem-estar, que vão melhorar o seu corpo e te deixar com  mais  disposição para enfrentar o seu dia a dia.

[BOTÃO:] ENTRE NO GRUPO DO WHATSAPP PARA TER DICAS DE SAÚDE, EMAGRECIMENTO E REJUVENESCER GRATUITAMENTE 

Nesta edição,  dicas práticas e baratas que servem tanto para homens e mulheres na hora de cuidar da saúde dos cabelos e em seguida como fazer o autoexame das mamas, um assunto que sempre vale a pena falar!

Cabelos de comercial de shampoo é um dos desejos da mulherada, só que na correria do dia a dia, nem sempre é possível fazer uma hidratação em casa ou investir numa ida ao salão de beleza, não é mesmo?

E com o envelhecimento, os cabelos, é a parte do corpo que revela de imediato o avanço da idade com aqueles fios brancos implacáveis tomando conta do alto da sua cabeça. Isso acontece quando os melanócitos, que são as células responsáveis pela produção de melanina que dão a cor do cabelo, param de produzir a melanina. E se você ainda não quer assumí-los, os tubos de tintas podem ser a solução, mas também um  problema com o ressecamento que causam.

Além da invasão dos fios brancos, os cabelos podem se tornar ralos, sem volume e cair formando tufos no ralo do chuveiro e pelos cantos da casa. Mas o que pode gerar isso?

Quais motivos para queda de cabelo?

Predisposição genética para a calvície de padrão masculino ou feminino pode levar ao afinamento progressivo dos fios ao longo do tempo.

À medida que envelhecemos, é natural que a taxa de crescimento do cabelo e a densidade capilar diminuam. Isso pode resultar em cabelos mais finos e ralos.

Alterações hormonais, como aquelas que ocorrem durante a menopausa, gravidez ou distúrbios da tireoide, podem afetar a saúde do cabelo e levar ao afinamento e queda dos fios.

O estresse físico ou emocional pode desencadear a queda de cabelo temporária levando a uma redução temporária na densidade capilar.

Deficiências nutricionais, especialmente de ferro, proteínas, zinco, e vitaminas como vitamina A,C,D e biotina, podem enfraquecer os cabelos e levar ao afinamento dos fios.

Tratamentos químicos agressivos, como colorações frequentes, alisamentos, permanentes, bem como o uso excessivo de secadores, podem causar danos aos fios e levar ao afinamento e à perda de cabelo.

Doenças do couro cabeludo como dermatite seborreica, psoríase e outras doenças do couro cabeludo podem interferir no crescimento saudável do cabelo e levar ao cabelo a cair e ficar ralo.

Certos medicamentos, como os utilizados para tratar câncer, problemas de tireoide, pressão arterial alta e outros, podem ter efeitos colaterais que incluem queda de cabelo ou afinamento dos fios.

Se o cabelo ralo for uma preocupação, é recomendável consultar um médico ou dermatologista para determinar a causa subjacente e discutir as opções de tratamento adequadas.

Como resolver a queda de cabelo?

E aqui vão algumas dicas para ajudar na solução desse problema, algumas delas  vão agir de dentro para fora.

Já que uma das grandes causas da queda de cabelo é o estresse, então nada como exercícios físicos aeróbicos, de explosão como também yoga e meditação, pois a ideia é se livrar do estresse, que faz cair os cabelos graças aos altos níveis de cortisol. Então… mexa-se!

Evite banhos muito quentes por mais que proporcionem uma sensação relaxante, porque a água quente retira a oleosidade natural do couro cabeludo e abre a cutícula do fio formando as pontas duplas. O ideal é o banho frio, mas se você não se acostuma, que o banho seja morno.

Lave o cabelo em dias alternados, passando o condicionador do meio do fio até as pontas, enxague e deixe secando naturalmente, o mesmo para os cremes de pentear e não abuse dos secadores de cabelo.

Vá ao cabeleireiro periodicamente para retirar as pontas ressecadas e as pontas duplas, isso vai dar uma vida ao seu cabelo.

Hidrate-se! Assim como a água ajuda na limpeza das toxinas do corpo, ela também devolve a maciez e brilho aos cabelos porque os fios também necessitam de água na sua estrutura. 

Chá de alecrim, o cabelo se beneficia dessa bebida, que atua como um remédio natural contra a queda. As propriedades do alecrim estimulam o fluxo sanguíneo no couro cabeludo, o que não apenas incentiva o crescimento do cabelo, mas também o fortalece. 

Além disso, devido aos seus componentes adstringentes, que possuem ação cicatrizante e anti-inflamatória nos tecidos do corpo, o alecrim é eficaz para pessoas com cabelos oleosos e caspa. Para desfrutar desses benefícios, o truque é misturar um punhado de folhas frescas de alecrim com algumas folhas de hortelã em um recipiente pequeno com água fervente. Depois de pronto, o líquido é coado e a mistura resultante é usada como loção, aplicando suavemente no couro cabeludo.

Suco de cenoura com limão e couve. É um suco poderoso que tem vitamina A, C, fósforo e ferro. A vitamina A é importante para o crescimento dos fios e a C é para a estrutura. A couve traz na sua composição ferro e magnésio.

O magnésio participa de várias reações enzimáticas essenciais para a saúde dos cabelos, contribuindo para a força, a cor, maciez e a hidratação dos fios.

Esse suco serve para tratar os cabelos enfraquecidos e quebradiços e com queda de cabelo. Ele ajuda no metabolismo e te dá mais disposição física por conta do ferro contido na couve, que leva nutrientes, sangue  e oxigênio pra todo o lugar do corpo.

Você vai precisar  de 2 a 4 folhas de couve ( dependendo do tamanho) com talo

¼ de copo de suco de limão, 1 cenoura pequena descascada ou ½ de uma grande, bate tudo no liquidificador e beba sem coar e adoçar. Beba esse suco nutritivo todos os dias, ao longo de 2 a 3 semanas de uso os resultados começam aparecer.

E para complementar, uma alimentação rica em zinco, que ajuda a fortalecer o cabelo como ostras, carnes no geral, fígado de boi e de frango, semente de abóbora, castanha do pará.
Então, experimente essas receitas e me diga qual delas deu melhor resultado para você e me marque no seu instagram: @dayansiebra 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *