7 dicas matadoras para emagrecer rápido

Emagrecer é o objetivo de muitas pessoas por aí e existem diversas dietas malucas e extremamente restritivas que prometem milagres em pouco tempo. Geralmente, o único resultado certeiro é o efeito sanfona (já citado aqui no blog) quando você parar de seguir essa estratégia. Mas afinal, é possível perder peso de forma rápida, eficaz e, acima de tudo, saudável? Sim, é possível! Por isso vamos abordar 7 dicas preciosas para você adotar e perder essa “pochetinha” que tanto incomoda.

 

ALIMENTAÇÃO

Claro que o nosso primeiro pilar aqui seria a alimentação, mas não a restritiva onde você come apenas um prato minúsculo de comida por dia e fica passando fome pelos cantos. A alimentação é uma chave excelente para promover saciedade com alimentos pouco calóricos e acelerar o seu metabolismo, queimando mais calorias por dia. 

Para aumentar a saciedade invista em:

 

1 — SALADAS

Ai você vai me falar que a salada é a base de toda dieta, é mais ou menos isso, mas sabe o por quê? Folhas são ricas em fibras, além se conterem poucas calorias e auxiliarem na saciedade, as fibras nas folhas verdes auxiliam a flora intestinal. Ajudando principalmente as pessoas que sofrem com o famoso intestino preguiçoso.

 

2 — ABACATE

Sabe a frase “toda gordura faz mal”? Ela é a maior mentira que poderiam falar, afinal, existem sim, gorduras que podem ser consumidas e fazem muito bem ao corpo. O abacate é um desses exemplos, quando consumido com moderação (como tudo na vida) ele ajuda a emitir um sinal de saciedade para o cérebro. Isso se dá justamente devido à gordura monoinsaturada (esse nome se dá pela presença de apenas uma ligação dupla entre carbonos).

 

3 — CASTANHAS 

Lembra a gordura boa? Castanhas são uma excelente fonte, mas devem ser consumidas com extrema cautela, justamente pela quantidade de calorias e gorduras presente nelas. Vale lembrar que essa castanha é aquela pura, sem cobertura de sal, açúcar ou chocolate.

 

4 — PROTEÍNAS

Se você deu uma olhada no conteúdo de efeito sanfona que eu citei lá em cima você viu o exemplo da picanha que eu dei, não é mesmo? Proteínas são extremamente importantes, afinal, além de  gastar mais calorias durante a sua digestão, ajudam no aumento da massa muscular do corpo. 

 

5 — SEMENTE DE CHIA

Sabe a fibra que comentei lá no primeiro item? Isso a chia tem de sobra! Em média 80% da sua formulação é fibra, suas sementes quando entram em contato com líquido criam um aspecto gelatinoso. Além de ajudar na saciedade pode ser incorporada em diversas receitas, ou consumida com frutas e iogurtes.

 

EXECÍCIO FÍSICO

Exercício físico é a chave para qualquer pessoa que busca emagrecer de forma eficaz. Pense no seguinte, seu corpo todos os dias queima calorias mesmo sem você fazer absolutamente nada, essa é a forma que ele tem de se manter em funcionamento. Quando você consome calorias a mais seu corpo acumula isso em forma de gordura, como reverter o processo? Aumentando o gasto calórico diário. Uma opção muito utilizada é o HIIT (treino intervalado de alta intensidade), onde você tem períodos de explosão intercalando com baixa intensidade. Um exemplo clássico são os tiros na esteira, correndo em velocidade máxima por 1 a 2 minutos e descansando 3 a 4.

 

SUPLEMENTAÇÃO

A suplementação é uma ótima ajuda para queimar aquelas calorias a mais e potencializar o emagrecimento. Termogênicos e cafeínas são as duas opções mais recomendadas nesse caso por acelerar o metabolismo, além de deixar o corpo com mais energia e alerta para atividades físicas. 

 

Falando em suplemento para emagrecer, a Vitascience desenvolveu o SB3, que auxilia na queima de gordura abdominal, combate a compulsão alimentar e regula naturalmente o intestino. Composto por gengibre, psyllium e picolinato de cromo. Para conhecer mais esse produto clique abaixo.

 

CHÁS

Você deve estar pensando que tomar chá é a saída para todos os seus problemas, não é mesmo? É quase isso, os chás são uma maneira fácil, simples e que cabe no bolso de acelerar o metabolismo e incentivar a queima de gordura no corpo. Pensando nisso já vou trazer o Top 3 chás para secar essa barriga.

1 — CHÁ VERDE

Ele já foi alvo de uma super matéria aqui no blog, você pode conferir todos os benefícios clicando aqui. O chá-verde é rico em um super antioxidante natural (chamado epigalocatequina galato) que auxilia no aumento do gasto energético e diminui o peso e gordura corporal.

2 — CHÁ DE HIBISCO

Outro tema que você pode conferir na íntegra clicando no chá de hibisco. Ele ajuda a reduzir a retenção de água no corpo e age como um termogênico natural, melhorando a queima de gordura diária e auxiliando no emagrecimento.

3 — CHÁ DE GENGIBRE

O gengibre possui excelente ação diurética, ajudando a diminuir o inchaço da retenção no corpo. Fora isso, ele tem ação termogênica, elevando o gasto calórico e acelerando o metabolismo do corpo, ajudando a queimar aquelas calorias a mais durante o dia.

 

DORMIR BEM

A vida seria bem mais fácil se todo mundo pudesse perder as gordurinhas dormindo, não é mesmo? Acontece que dormir é um diferencial para emagrecer, afinal uma boa noite de sono é essencial para regular os níveis de hormônio no corpo. O sono também é fundamental para diminuir os níveis de cortisol (o famoso hormônio relacionado ao stress) no sangue.

 

HIDRATAÇÃO

Beber água vai te ajudar a emagrecer, parece loucura, não é mesmo? Não que a água vá fazer uma mágica no seu corpo, mas uma hidratação correta ajuda o corpo a realizar as reações metabólicas de forma correta. Ou seja, a água entra como um componente importante no emagrecimento, além disso, um consumo deficiente de água promove retenção de líquido. Você se mata na alimentação, academia e mesmo assim se sente inchado e não vê diferença na balança. Podendo ser um forte gatilho para jogar tudo para o alto.

 

FAÇA JEJUM INTERMITENTE

Muito usado e conhecido, consistem em intercalar períodos grandes de jejum com “janelas” onde é permitido comer. O objetivo principal é a queima de gordura, fazendo com que o corpo utilize esse estoque extra como combustível ao invés da comida que está sendo ingerida. Você pode começar aos poucos, fazendo jejum por 16 horas e ter uma janela de 8 horas, aumentando gradativamente esse período sem alimentação. Caso ocorra oscilação na pressão, sensação de fraqueza ou qualquer desconforto essa estratégia deve ser interrompida.

 

Perguntas frequentes

 

Quantos quilos posso perder por semana?

Essa é uma pergunta muito relativa, dependendo do gasto calórico diário, metabolismo e adesão a dieta de cada um. Procure seguir um estilo de vida que preze pela sua saúde, seguindo as dicas acima e sem se comparar à ninguém.

 

A idade interfere no emagrecimento?

A idade pode ser um fator para o metabolismo que acaba ficando um pouco mais lento, mas nada que alimentação e suplementação não funcione de forma bem eficaz.

 

Como perder peso após a gravidez?

Aderindo um estilo de vida saudável e sem extremismos, evite dietas muito restritivas e que fazem você literalmente passar fome.

 

Qual o melhor exercício para emagrecer?

O melhor exercício é aquele que te promove bem-estar e você adere. Não adianta entrar em uma academia e ir forçado ou fazer de qualquer jeito para ir embora logo. Ache uma atividade que te agrada e você se sinta bem.

 

Referências


https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/download/3846/16828/55565

https://www.scielo.br/j/rn/a/YsxbPv5PJkHvrYsjLYPYd3n/?format=pdf&lang=pt

https://www.scielo.br/j/abem/a/rkpFTjXYdMrNFMz3q7W8FTf/?lang=pt

https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/revistapsico/article/view/11103

http://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/download/14/12

https://www.scielo.br/j/physis/a/89ntmx6HHZmZ7p9L6QKWxrF/abstract/?lang=pt&format=html

https://www.redalyc.org/pdf/1150/115048330016.pdf

https://www.researchgate.net/profile/Novello-D/publication/263087340_Insatisfacao_da_imagem_corporal_praticas_alimentares_e_de_emagrecimento_em_adolescentes_do_sexo_feminino/links/00b49539cb52c972f1000000/Insatisfacao-da-imagem-corporal-praticas-alimentares-e-de-emagrecimento-em-adolescentes-do-sexo-feminino.pdf

Escrito por:

Dayan Siebra

Dayan Siebra