10 alimentos que aceleram o metabolismo e queimam gordura

Existe uma barreira muito grande no nosso corpo que impede o emagrecimento, e essa verdadeira muralha se chama metabolismo lento. Imagine que seu corpo é uma Ferrari, novinha e pronta para voar a 200 km/h, mas quando se acelera ela não sai da 2.ª marcha. O que acontece? Além de fundir o motor, dificilmente você vai atingir os 200 km/h que tanto queria. Parece uma comparação boba, mas é exatamente isso que acontece quando se tenta emagrecer com o metabolismo que não funciona em sua máxima potência.

 

Não precisa entrar em pânico se você se identifica com esse quadro, existem alimentos que são verdadeiras chavinhas aceleradoras. Quando consumidos ajudam a “ligar” o metabolismo. O segredo está na digestão: eles exigem mais do corpo para digeri-los, aumentando a temperatura corporal e acelerando o metabolismo mesmo tendo baixas calorias. Claro que alguns se destacam, por isso hoje trago para vocês 10 alimentos que auxiliam na queima de gordura.

 

CAFÉ

Qual brasileiro não gosta de um cafézinho? Claro que não estamos falando daqueles que tomam com inúmeras colheres de açúcar, ok? Acontece que o café é extremamente rico em cafeína, que possui ação diurética, analgésica, estimulante e relaxadora dos músculos lisos. Mas o que isso tem a ver com emagrecer? O consumo de cafeína ajuda o corpo a ficar mais desperto, atento, aumentando o metabolismo energético. Sendo assim, é uma estratégia para quem busca queimar mais calorias. Só atente-se às doses e aos horários. No máximo 3 xícaras por dia e até às 18h.

 

PIMENTA VERMELHA

Você sabia que colocar uma pimentinha na comida pode contribuir para secar a gordura acumulada na barriga? A pimenta tem um componente chamado capsaicina que promove efeitos bons para acelerar o metabolismo. O seu consumo aumenta a salivação, estimula a secreção gástrica e melhora a saúde gastrointestinal. Além disso, ela atua fortemente no aumento da termogênese do corpo, sabe aquela sensação de calor quando se come uma comida muito picante? Esse aumento de calor no corpo é perfeito para elevar o gasto calórico. Você pode usar de 0,9 a 10 g de pimenta por dia, temperando carnes, saladas e comidas em geral.

 

 

CANELA

A canela tem um composto chamado cumarina, que ajuda não só a controlar o açúcar no sangue, mas também aumenta a circulação sanguínea. Uma dica de consumo para quem busca uma ótima ação termogênica é adicionar uma colher de sobremesa de canela no cafézinho da manhã ou pré-treino.

 

GENGIBRE

Assim como a pimenta, o gengibre é rico em capsaicina. Fazendo dele um ótimo alimento para quem busca acelerar o metabolismo, aumentar a produção de calor e a queima de gordura. Para quem pratica atividades físicas, tome um chá gelado de gengibre 15 minutos antes de ir. Ele vai auxiliar na queima de gordura durante a atividade.

 

CHÁ VERDE

Já falamos sobre todos os benefícios do chá-verde aqui no blog, se você quer conhecer é só clicar aqui. Hoje vamos abordar apenas a sua ação no emagrecimento. Ele possui compostos chamados catequinas que são extremamente eficientes no aumento da termogênese e queima de gordura. Sendo uma opção natural e fácil de aumentar a perda de peso.

O chá-verde pode ser consumido na forma de chá quente ou gelado, combinado com outros ingredientes ou sozinho. Além disso, para quem não gosta de beber, pode optar por consumir o chá-verde em cápsulas. A American Dietetic Association sugere o consumo de 4 a 6 xícaras ao dia, a fim de obter os benefícios.

 

CHÁ DE HIBISCO

Um tema muito bacana abordado aqui no blog, para conferir a ação completa do hibisco no organismo basta acompanhar a sessão de alimentos e suplementos.

Além de ser uma opção natural e super eficaz para driblar a retenção de líquido, o hibisco conta com uma potente ação termogênica.

 

GUARANÁ

Vamos lá, aqui estamos falando do guaraná em pó, em sua forma natural e não do refrigerante. Não vai adiantar nada tomar refrigerante (que é uma bomba de açúcar) achando que em troca vai receber ação termogênica. Acontece que o guaraná é uma fonte de cafeína, agindo da mesma forma que o café no organismo. Normalmente é utilizado uma média de 5 gramas de guaraná em pó para quem busca aumentar a energia e queimar as gorduras a mais.

 

VINAGRE DE MAÇÃ

Eu aposto que essa você não sabia! Vamos por partes, como ele funciona? O vinagre de maça contém ácido acético, esse composto faz com que a glicose dos alimentos seja liberada lentamente no sangue. Contribuindo com a sensação de saciedade e também auxiliando no emagrecimento. O modo de usar é bem versátil, você pode diluir 2 colheres de sopa em 100 a 200ml de água e tomar ou usar para temperar saladas, legumes e comidas em geral.

 

BRÓCOLIS

Uma ótima saída para quem busca saciedade, uma fonte maravilhosa de fibras, antioxidantes, vitamina C e cálcio. Além disso, ele age como termogênico no corpo, ajudando na redução de comida ingerida e queimando as calorias a mais do corpo.

 

 MOSTARDA

Mais uma vez eu preciso deixar claro que não estamos falando da versão industrializada, ok? A mostarda é um excelente antioxidante, e graças ao componente isotiocianato de alilo, transforma os alimentos em calor. Tendo um efeito muito semelhante ao da pimenta e gengibre. Uma sugestão de consumo bem bacana da mostarda é usar como tempero de carnes e saladas.

 

Perguntas frequentes

 

Pode consumir vários alimentos termogênicos juntos?

É possível combinar os alimentos sim, apenas tomando cuidado com o consumo elevado de cafeína que pode causar arritmias, tremores e sensação excessiva de euforia.

 

Existe colateral para termogênico?

Quando consumidos nas doses recomendadas não apresentam problemas, porém em excesso podem causar problemas digestivos, náuseas e cólicas. Além disso, cafeína em excesso pode causar sensação de ansiedade, tremores e acelerar o coração.

 

Grávidas podem consumir alimentos termogênicos?

Todo o consumo deve ser feito com o acompanhamento médico para evitar qualquer complicação durante a gestação.

 

Qual o melhor alimento para perder barriga?

Existem vários alimentos que auxiliam na termogênese do corpo, aliados com uma dieta hipocalórica e atividades físicas podem secar a gordura do corpo.

Você poderá aprender mais na Maratona do Emagrecimento, que vai rolar entre 03 e 06/01/22. Inscrições GRATUITAS pelo link: https://lp.vita-science.com/4wmu

Referências

https://cienciadotreinamento.com.br/wp-content/uploads/2017/12/USO-DE-ALIMENTOS-TERMOG%C3%8ANICOS-NO-TRATAMENTO-DA-OBESIDADE.pdf

https://web.archive.org/web/20180504050042id_/http://ojs.fsg.br/index.php/pesquisaextensao/article/viewFile/667/636

https://www.thieme-connect.com/products/ejournals/html/10.1055/s-0038-1674502

https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/29138

https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/152796/000904987.pdf?sequenc

Escrito por:

Dayan Siebra

Dayan Siebra