05 chás para driblar a H3N2

A H3N2 é uma gripe influenza, caracterizada por coriza, febre alta (acima de 38 °C, dor de garganta, tosse, sensação de corpo dolorido e cansaço excessivo. Ela se assemelha muito com a gripe comum, mas a preocupação está no agravamento da doença que pode levar à morte. A transmissão é feita pelo ar, através de gotículas expelidas por pessoas já infectadas. 

 

Se a transmissão é feita de forma tão fácil, será que é capaz de driblar a H3N2? A resposta é sim! Com os mecanismos certos, é possível reforçar o sistema imunológico criando uma verdadeira barreira contra o vírus, aqui estão cinco chás que podem ajudar nessa missão.

 

CHÁ DE MACELA

 

Macela é uma planta com flores amarelas, muito semelhante à camomila, mesmo sendo pouco conhecida, os seus benefícios são inúmeros. Ela possui propriedade antiespasmódica, digestiva, antioxidante, anti-inflamatória, antibacteriana, calmante e antiviral. Além de ajudar a reforçar o sistema imunológico, o chá de macela é indicado para:

 

 Azia

 Cólicas intestinais

 Aliviar os sintomas gripais

 Insônia

 Dor de cabeça 

 

Modo de preparo

 

A macela pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação, use 10 g de flores secas de macela para 250ml de água. Deixe ferver bem e em seguida repouse por 10 a 15 minutos. Em seguida, coe o chá e consuma até 3 vezes ao dia.

 

CHÁ DE LIMÃO

 

O poder da Vitamina C na imunidade já foi comprovado cientificamente e o chá de limão é uma ótima forma de adquirir essa vitamina e outros benefícios como:

 

Combater retenção de líquidos

Regular a pressão arterial

Acelerar a cicatrização

Melhorar a digestão

Estimular a produção de colágeno

 

Uma das melhores coisas do chá de limão é que ele pode ser combinado com outros ingredientes como alho, gengibre, canela, entre outros. Aumentando os benefícios ofertados para quem o consome.

 

Modo de preparo

 

1 litro de água

Casca de 2 limões

Suco de 2 limões.

 

Coloque a água para esquentar em uma panela. Primeiro adicione a casca dos dois limões e deixe por 15 minutos. Desligue o fogo e acrescente o suco, é importante não deixar ferver, caso contrário o chá vai amargar.  O chá pode ser consumido quente ou frio, divida esse 1 litro de água ao longo do dia e aproveite!

 

CHÁ DE GUACO

 

Guaco é uma plantinha bem de vó, de fácil cultivo, está presente em diversos lares brasileiros. Ela possui uma forte ação na melhora das defesas contra vírus e bactérias, especialmente os que provocam doenças respiratórias. Fora isso, o chá de guaco possui algumas ações como:

 

Ação anti-inflamatória

Antialérgica

Antibacteriana

Reduz a pressão arterial

 

Modo de preparo

 

Coloque uma colher de folhas moídas em meio litro de água e deixe ferver, após espere de 5 a 10 minutos enquanto o chá repousa. Coe a bebida e consuma em seguida, o ideal é uma xícara pela manhã e uma a noite diariamente. Em excesso esse chá pode levar a queda de pressão devido ao seu poder vasodilatador.

 

CHÁ DE GENGIBRE

 

O gengibre é amplamente consumido na culinária brasileira, seja em lascas como parte complementar do tempero ou ralado em saladas e doces. O que poucas pessoas sabem é que ele contém gingerol, uma substância que diminui o risco de infecções no organismo. Sendo uma opção excelente para reforçar a imunidade e evitar gripes e resfriados, além disso, ele:

 

Auxilia no sistema digestivo

Reduz náuseas

Possui efeito analgésico

Melhora a memória

Acelera o emagrecimento

 

Modo de preparo

 

Utilize 1 a 2 cm de raiz (dependendo da intensidade que você prefere o chá) para uma xícara de água (250ml em média). Esmague o gengibre e depois coloque na xícara com a água fervente. Deixe repousar por 5 a 10 minutos, coe e beba 2 a 3 vezes por dia.

 

CHÁ DE EQUINÁCEA

 

Pode ser que você conheça a equinácea como spray, ela é muito usada para abrir as vias aéreas, principalmente por pessoas que sofrem de rinite alérgica. Mas aqui vamos trazer um pouco os benefícios do chá dessa planta, acontece que a equinácea é uma ótima fonte de substâncias imunomoduladoras, essas substâncias ajudam a regular o sistema imunológico, dessa forma ele trabalha corretamente e mantém infecções do lado de fora. Outras ações desse chá são:

 

Anti-inflamatória

Melhora o funcionamento do intestino

Antialérgica

Antioxidante

 

Modo de preparo

 

Basta usar 1 colher de chá de folhas de equinácea e 1 xícara de água fervente (em média 250ml). Junte os ingredientes na xícara (como na receita do gengibre) e deixe repousar entre 5 a 10 minutos. Depois coe e beba até 2 vezes por dia.

 

Contraindicações

 

Os chás devem ser consumidos nas dosagens indicadas, em excesso podem causar diarreias, náuseas e dores abdominais. Alérgicos aos compostos não devem consumir a fim de evitar qualquer complicação. Grávidas só devem fazer o consumo após consultar um médico ou nutricionista. 

 

Participe da Maratona do Emagrecimento

Referências

http://jornalold.faculdadecienciasdavida.com.br/index.php/RBCV/article/view/396

https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/91

https://www.scielo.br/j/bjft/a/5wpL5NPfdrkskpYpYFFt6MK/abstract/?lang=en

https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193336

https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/59753

https://www.researchgate.net/profile/Jose-Pinheiro-8/publication/344761925_Sintese_de_chalconas/links/60ddbfa5a6fdccb745fb832a/Sintese-de-chalconas.pdf#page=11

http://www.faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/5D3Iu05EHeEnqPl_2013-5-10-12-17-59.pdf

https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/213547/001118066.pdf?sequence=1

 

Escrito por:

admin2

admin2