MITOS E VERDADES SOBRE NOSSA IMUNIDADE

Cuidar do sistema imunológico não previne ou trata o novo coronavírus ou qualquer outro tipo de vírus, bactéria, fungos, mas ajuda no bom funcionamento do corpo.

Nosso sistema imune é complexo e atua em todo o organismo e tem sido alvo de um vírus tão ameaçador quanto o da Covid-19, é o vírus da desinformação e hoje vamos trazer aqui uma lista para você não cair em armadilhas e manter sua saúde equilibrada.

Mas antes, vamos entender como tudo isso funciona.

O que é imunidade?

 São os mecanismos utilizados pelo organismo como uma resposta contra agentes nocivos que invadem o nosso corpo produzindo substâncias tóxicas, os antígenos.

Nosso sistema imunológico é composto por células, tecidos, órgãos e moléculas as quais viajam pelo nosso sangue e quando não reconhecem alguma substância, elas produzem anticorpos para manter  o equilíbrio e bom funcionamento do organismo.

E quando nossos anticorpos não conseguem eliminar ou neutralizar os antígenos, acontecem as infecções, doenças ou alergias.

A imunidade pode ser classificada entre inata, presente em indivíduos saudáveis que tem Fagócitos e Células naturalkiller (NK) como protagonistas e a imunidade adquirida, que ocorre após contato com um agente invasor e é específica contra esse agente.

Mitos e verdades

Desde 2020 com o surgimento do Coronavírus, falar sobre imunidade nunca esteve tão em alta. E também nunca se viu tantos “médicos e cientistas” de plantão, principalmente nas redes sociais.

Então, vamos listar o que funciona ou não para mantermos a nossa imunidade em equilíbrio, lembrando que perseguir um estilo de vida saudável é primordial para essa conquista.

1 – Manter as vias aéreas úmidas

Mito. Não existe comprovação científica alguma de que beber mais de 1 litro de água por dia mantém as nossas vias aéreas úmidas.

Beber essa quantidade de água, quem vai lhe agradecer será o seu intestino, porque a água ajudará que o órgão funcione melhor, te deixando com menos inchaço na barriga.

Verdade. Ter uma alimentação saudável a base de vegetais verde-escuro que são fontes de ácido fólico e vitaminas A, B6 e B12, que trabalham na vida útil das células do sistema imune.

São alimentos que participam da formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.

Frutas cítricas que são ricas em antioxidantes,fibras, flavonóides e propriedades anti-inflamatórias que vão agir no sistema imune. Ainda agem na prevenção de doenças como o câncer e as doenças cardiovasculares.

Consumir mais peixes ricos em ômega 3 e ômega 6 como a sardinha. Esses ácidos graxos ajudam na estimulação e regulação das células do sistema imunológico. 

O ômega 3 tem mostrado efeitos importantes  na  minimização  dos  processos  inflamatórios. 

3 – MIsturar mel com própolis eleva a imunidade

Verdade.Esta dupla é peça fundamental na farmacinha caseira, bastou um sinal de resfriado, que ela entra em ação.

E a própolis tem recebido um destaque especial  no mundo científico. O  Journal of Biomedicine & Pharmacotherapy publicou um estudo com 124 pacientes de um hospital de Salvador. 

Os pacientes que não receberam própolis ficaram internados por 12 dias. O grupo que recebeu doses mais baixas de própolis ficou 7 dias no hospital e os que tiveram as doses mais altas saíram em 6 dias – ou seja – o tempo de internação foi reduzido pela metade.

E um outro ponto positivo é que o uso da própolis verde em pacientes com Covid-19 pode reduzir o aparecimento de problemas renais, que são comuns nestes pacientes.

4- Falta de vitamina D piora a saúde de quem está gripado

Verdade. Ela é um hormônio, que é produzido no nosso corpo quando tomamos sol. E atua em várias frentes no organismo.

Participa do processo de absorção de cálcio e fósforo ajudando no fortalecimento dos ossos e dentes e músculos.

Ela estimula o fígado a quebrar as moléculas de gordura, o que ajuda no processo de emagrecimento.E também atua no sistema imunológico arregimentando as células que combatem os invasores.

5 – Álcool, café e fumo prejudicam a absorção de vitaminas

 Verdade. Nesta lista também entram refrigerantes e chá preto, que podem atrapalhar a absorção das vitaminas B e D.

O álcool e o fumo, por exemplo, sabotam o aproveitamento do cálcio pelo organismo.


6 – Quem consome vitamina C não fica doente

Mito . Esta vitamina ajuda a reduzir a intensidade e a duração de gripes e resfriados e acelera a resposta imune das células, mas isso não impede dela contrair uma gripe.

Referências

https://repositorio.ufes.br/bitstream/10/11496/1/cartilha_mitos_e_verdades2020.pdf

https://fibbauru.br/site/conteudo/1191-mitos-e-verdades-sobre-alimentacao-e-imunidad.html

https://revista.abrale.org.br/coronavirus-no-brasil-e-imunidade/

https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/47365/51102

Escrito por: